segunda-feira, 10 de junho de 2013

Um Resgate Que É Sequestro

Eu sempre pensei que o Claro Clube fosse apenas mais um programa de fidelidade, um agradinho para o cliente fiel, facilitando a compra de um aparelho novo. Hoje estou revendo esse conceito: esses pontos do Claro Clube devem ter um valor que nós, clientes, nem suspeitamos, comparável apenas ao dos diamantes vermelhos. Só isso explica o empenho com que a Claro está se agarrando aos 2.900 pontos que debitou indevidamente há quase um mês.
 
"Com os pontos que tiramos de você, construiremos uma arma de raios gigante com a qual dominaremos o mundo!"
 

Na sexta-feira passada, último dia do prazo de 5 dias úteis que a Claro tinha para atender a reclamação que eu fiz junto à ANATEL, recebi uma ligação de L., da Central de Relacionamento da Claro, para falar sobre a minha reclamação de que tinha recebido informações divergentes da Claro. Eu expliquei para ela que a classificação original da reclamação era "Reclamação | Móvel Pessoal | Pós-Pago | Promoções | Outros", classificação essa que foi alterada pela Claro para "Reclamação | Móvel Pessoal | Pós-Pago | Atendimento | Central de Atendimento | Qualidade da informação | Informações divergentes". Claro que fica muito melhor na fita dizer que foi um problema de "informações divergentes", né? Vamos esclarecer esse mal-entendido e tudo vai ficar bem, e todo mundo vai ser amigo de novo!
 
Contei a história toda de novo e ela primeiro jogou um caô de perguntar se eu NÃO tinha o protocolo da ligação onde foi feita a oferta do aparelho, porque, quem sabe, né? Vai que eu não tinha e ela se livrava de mim mais rápido. Infelizmente para L., eu tenho uma planilha com todos os números de protocolo, datas e nomes dos atendentes com quem falei e prontamente forneci o número do protocolo. Ela disse então que ia verificar que jeito ela ia dar pra se livrar dessa encrenca a situação e me ligaria de volta, para eu não ter que ficar esperando na linha. Tão prestativa, essa menina. Podia ter economizado o tempo dela e o meu se tivesse verificado o número de protocolo que eu forneci junto com a reclamação para a ANATEL, ou os dez telefonemas que eu dei para a Claro na semana anterior à reclamação, mas eu disse que ela é prestativa, não que é eficiente, né?
 
Sabe quando você entrega um trabalho de faculdade de 20 páginas e no dia seguinte o professor já deu a nota de todos os trabalhos e você percebe que poderia muito bem ter escrito só a primeira e a última página e preenchido as 18 páginas do meio com a letra de "Ai Se Eu Te Pego" copiada e colada várias vezes, porque é óbvio que o professor não leu todos aqueles 30 trabalhos que recebeu de um dia para o outro? Pois é. Ou isso, ou L. é uma prima distante do Flash, porque nos 10 minutos entre a hora em que ela desligou o telefone e a hora em que me ligou de novo ela teve tempo de ler o registro das chamadas anteriores, analisar o caso sobre o qual até então não sabia nada, relatar o problema para sua supervisora e receber dela a proposta que transmitiu para mim: a Claro me daria um crédito de R$ 200,00 na compra do aparelho. Que compra? Que aparelho? O que será que estão colocando na água dos bebedouros na Claro pro pessoal viajar desse jeito? São perguntas que ficarão sem resposta porque, segundo L., o número de protocolo que eu forneci se refere a uma multa, e não a uma oferta de aparelho. Não me perguntem que multa seria essa porque eu nem tentei entender essa parte do delírio. Disse apenas que (1) essa oferta de aparelho ocorreu, sim, e que, para provar isso, eu estava solicitando o envio da gravação da ligação e (2), supondo, apenas para fins de discussão, que não houve oferta de aparelho, A TROCO DE QUÊ A CLARO FEZ O RESGATE DESSES 2.900 PONTOS? Como L. não tinha resposta para essa pergunta de cunho quase filosófico, resolvi não insistir e pegar primeiro a gravação da ligação. Ela registrou o meu pedido e disse que em até cinco dias úteis eu iria... receber a gravação? Não! Receber uma ligação da Claro para me informar se a minha solicitação seria ou não atendida. Expliquei para ela que não é assim que a coisa funciona, que os cinco dias úteis são o prazo para a Claro enviar a gravação; não sei se L. entendeu, mas ela disse que sim. Eu disse então que a reclamação junto à ANATEL não deveria ser fechada, já que o problema ainda não tinha resolvido, saí pra almoçar e a Claro fez o quê? Mudou o status da reclamação para Concluída, ainda colocando no histórico que eu tinha concordado com o fechamento da reclamação.
 
Eu vou transcrever na íntegra a resposta da Claro, que é pra todo mundo ver que não é implicância minha quando eu digo que a Claro precisa ser denunciada por exploração de mão de obra infantil, já que ninguém com mais de 7 anos se expressaria de forma tão incoerente.
Em contato com a Sra. Raquel através do terminal 219231864 ás 12h03min no dia 07/06/2013, a mesma reclama que referente a ligação no dia 22/05/2013 em que o supervisor da prestadora confirmou que os 2.900 pontos seriam creditados em sua linha o numero do protocolo: 2013159490972 e no dia 16/05/2013 recebeu uma ligação da prestadora oferecendo um aparelho novo sem custo mas a ligação caiu e em seguida recebeu um SMS informando que 2.900 pontos do Claro Clube haviam sido debitados, usuária informa que o 2.900 seriam débitos em sua linha recebeu uma ligação da prestadora oferecendo um aparelho sem custo algum, a mesma deseja saber o por que o aparelho foi descontado do Claro Clube sem sua autorização. Resposta completa em anexo.
Ah, mas a resposta completa está em anexo! Lá com certeza deve estar tudo esclarecido.
Em contato com a Sra. Raquel através do terminal 219231864 ás 12h03min no dia 07/06/2013, a mesma reclama que referente a ligação no dia 22/05/2013 em que o supervisor da prestadora confirmou que os 2.900 pontos seriam creditados em sua linha o numero do protocolo: 2013159490972 e no dia 16/05/2013 recebeu uma ligação da prestadora oferecendo um aparelho novo sem custo mas a ligação caiu e em seguida recebeu um SMS informando que 2.900 pontos do Claro Clube haviam sido debitados, usuária informa que o 2.900 seriam débitos em sua linha recebeu uma ligação da prestadora oferecendo um aparelho sem custo algum, a mesma deseja saber o por que o aparelho foi descontado do Claro Clube sem sua autorização. Verificamos em sistema não consta nenhuma informação no protocolo passado e informamos a tabela de pontuação, informamos o que podia ser feito era realizar a revisão de valores no total de R$ 200,00, mas a mesma não aceitou. A mesma solicitou a gravação da informação passada pelo supervisor informamos aguardar o prazo passado para receber a gravação. Usuário ciente das informações e autorizou o fechamento do caso junto a Anatel.   
   Agradecemos a oportunidade de esclarecimentos e qualquer dúvida deixamos nossa centra 1052 e site
www.claro.com.br .
Sei que falar de erro de digitação num texto desses é como comer comida estragada e reclamar que estava meio sem sal, mas eu não posso deixar de apontar o fato de que o último parágrafo deve ser um texto padrão que é inserido automaticamente no fim de todas as respostas, e mesmo assim NINGUÉM NUNCA PERCEBEU QUE ESTÁ FALTANDO O "L" EM "CENTRA 1052".
 
Fonte: http://www.quickmeme.com
 
Bom, como o diálogo com a Claro não está fluindo, liguei de novo só para solicitar o envio da gravação de mais três ligações: a ligação em que o supervisor G. me disse que os pontos seriam creditados e as duas gravações de L. com a "solução" da Claro. A atendente C. me perguntou o motivo da solicitação e, quando eu disse que era para provar que as ligações realmente existiram, já que a Claro está tentando fingir que não, ela deve ter entrado em pânico, coitada, porque transferiu a ligação para o atendente W. (outro W., não aquele de uma semana atrás) sem uma explicação. Sério: ela me perguntou o motivo, eu respondi e, assim que terminei de dizer a última palavra, W. já estava na linha me perguntando em que podia me ajudar. Deve ter algum tipo de botão de pânico na mesa dos atendentes da Claro pra situações como essa.
 
Enfim, solicitei mais essas três gravações e liguei para a ANATEL para dizer que a minha reclamação tinha sido fechada à revelia pela Claro e sem resolver o problema, mas a atendente A.J., da ANATEL, me disse que, como a Claro ainda tinha até o fim do dia para atender a minha solicitação, eu só poderia reabri-la na segunda-feira. Me contentei, então, em abrir uma reclamação no Reclame Aqui e amanhã vou ligar para a ANATEL.
 
Se algum advogado ler este post, agradeço se puder me informar se eu posso postar aqui as gravações das conversas sem medo de ser processada.
 
Estatística atualizada:

Telefonemas para a Claro: 11
Telefonemas da Claro: 2
Reclamações junto à ANATEL: 1
Reclamações no Reclame Aqui: 1
Números de protocolo: 13
Vezes que eu contei a história: 14
Atendentes: 14
Supervisores: 1
Tempo gasto no telefone: 02:21:15
Soluções prometidas: 1
Soluções: 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário