segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cuide Bem dos Seus Copos

Há algum tempo eu vi no Facebook, essa grande ferramenta de disseminação de informação útil mas também de muita asneira, uma estorinha que era mais ou menos assim:

— Pega esse copo e joga no chão.
— Tá.
— O que aconteceu?
— O copo quebrou.
— Agora pede desculpa e vê se ele fica inteiro de novo.

Vamos por partes. Em primeiro lugar, é importante lembrar que nem todo copo é uma frágil taça de cristal que se quebra só de soprar uma brisa um pouco mais forte perto dela. Nem sempre o copo quebra quando cai no chão. Ele às vezes rola pra debaixo do sofá, fica sujo (especialmente se for esquecido lá embaixo por muito tempo), mas não quebra assim, fácil. Inclusive, ao contrário dos copos de verdade, os melhores copos metafóricos são aqueles que não quebram fácil.

Claro que não dá pra simplesmente dizer pro outro "Seu copo está ali, ó, debaixo da mesa; pega lá". De quem jogou o copo no chão (ou deixou cair por falta de cuidado) espera-se que, no mínimo, pegue o copo, dê uma lavadinha nele e devolva para o dono dizendo "desculpe por ter jogado seu copo no chão". Simples assim. Gentil assim.

Mas isso não quer dizer que copos não se quebrem. Mesmo os copos mais resistentes se quebram, se você se empenhar o bastante. E aí, faz o quê? Pede desculpa? Claro, ué. Que pergunta besta. Mas o copo não vai voltar a ficar inteiro! Vai, se você colar os pedaços. Ah, mas não vai ser mais a mesma coisa! Vem cá, deixa eu te explicar uma coisa: o copo já não é o mesmo desde o instante em que foi tirado da embalagem. O mero ato de pegar o copo, ou de enchê-lo de água, ou de beber água nele, ou de lavá-lo, secá-lo, guardar de volta no armário, cada um desses pequenos gestos corriqueiros alterou o copo de alguma forma, mesmo que seja de uma maneira que não se nota a olho nu. O fato é que o copo está sempre mudando, e você está sempre mudando, e o mundo à sua volta está sempre mudando, então não se trata de avaliar se o copo ainda é o mesmo que era antes de cair no chão (não é), mas sim se você quer esse copo, não do jeito que ele era quando você bebeu água nele pela primeira vez, ou na semana passada, mas sim como ele é agora.

Pode ser que, seja porque o estrago foi muito grande ou porque esse copo já foi derrubado e consertado vezes demais, um dos dois chegue à conclusão que isso não é mais um copo, ou pelo menos não um copo que ele queira ter. Por outro lado, pode ser que ele se torne até um copo melhor, não por ter sido quebrado, mas pelo carinho e atenção necessários para consertá-lo. De um modo ou de outro, o importante é que o copo seja avaliado pelo que ele é hoje, não pelo que foi um dia ou pelo conceito do que um copo perfeito deveria ser.

Eu já tinha pensado em escrever este post há muito tempo atrás. O que me impulsionou a finalmente escrevê-lo, por incrível que pareça, foi um episódio do meu podcast de horror/humor preferido, Welcome to Night Vale, que terminou com as seguintes palavras surpreendentemente sensatas para um podcast de horror/humor:

We will never be the same again. But here’s a little secret for you: no one is ever the same thing again after anything. You are never the same twice, and much of your unhappiness comes from trying to pretend that you are. Accept that you are different each day, and do so joyfully, recognizing it for the gift it is. Work within the desires and goals of the person you are currently, until you aren’t that person anymore, and everything changes once again.

Nós nunca mais seremos os mesmos outra vez. Mas eis aqui um pequeno segredo para você: ninguém é mais o mesmo depois de nada. Você nunca é o mesmo duas vezes, e muito da sua infelicidade vem de tentar fingir que é. Aceite o fato de que você é diferente a cada dia, e faça-o com alegria, reconhecendo isso como o presente que é. Aja de acordo com os desejos e objetivos da pessoa que você é neste momento, até a hora em que você não for mais essa pessoa e tudo mudar de novo.

E cuide bem dos seus copos.

© Angelfff | Dreamstime.com - White Cup With A Pink Braid Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário