domingo, 8 de novembro de 2015

Jess Contra o Armário do Mal

Continuando o post do mês passado sobre o livro "A Sociedade Cinderela", tínhamos deixado a Protagonista Jess procurando por um buraco no chão onde ela pudesse se jogar e desaparecer depois de pagar mico na frente do seu Interesse Romântico Inatingível Ryan.

Depois que Ryan vai embora, Jess finalmente consegue chegar ao seu armário, para onde ela estava indo originalmente. E a porta do armário emperra. Mas emperra mesmo. Emperra tão bem emperrada que Jess demora cinco parágrafos para conseguir abri-la. E aí, lá pelo terceiro parágrafo da Jess tentando, sem sucesso, abrir o armário, já se criou aquela expectativa, né? Será que alguém colocou um bicho morto lá dentro e ela vai levar o maior susto quando finalmente conseguir abrir? Será que ela está tentando abrir o armário errado e vai pagar o segundo mico do dia quando o verdadeiro dono desse armário chegar perguntando o que diabos ela pensa que está fazendo? Será que ela vai desistir e ir pra casa sem pegar as coisas que estão no armário e vai passar um aperto mais tarde pela falta de alguma dessas coisas? Será que alguma alma caridosa vai se aproximar para ajudá-la a abrir o armário? Não, não, não e não. Depois de cinco parágrafos puxando, sacudindo, bufando e chutando o armário, Jess finalmente consegue abri-lo, pega tudo o que está dentro dele e joga dentro da bolsa e vai pra casa. Fim da cena do armário.

Tcharam!
© Andreypopov | Dreamstime.com - Open Lockers In The Room Photo

Ao sair da escola, Jess percebe que seu ônibus está prestes a sair e decide ir andando para casa ao invés de se arriscar a mais uma pagação de mico correndo pela rua para tentar alcançar o ônibus. E decide também voltar para dentro do colégio para comprar um refrigerante antes de ir pra casa; só que, ao dar meia-volta para entrar no colégio de novo, ela dá um encontrão em Ryan, que ainda estava zanzando por lá por algum motivo. E é basicamente a primeira cena dela com Ryan de novo, só que com um mico diferente desta vez. O perfume dele, sua voz sexy, borboletas no estômago, ah-meu-Deus-que-vergonha-ele-deve-me-achar-uma-idiota... Tá bom, Jess, a gente já entendeu. Próxima cena, por favor.

Depois que Ryan vai embora com "sua loura oxigenada sexy da semana" (também conhecida como Pessoa Totalmente Errada Para o Interesse Romântico Inatingível da Protagonista Mas Ele Ainda Não Percebeu), chegam Lexy e sua gangue de Garotas Populares Malvadas para também fazerem uma variação da sua primeira cena: após empurrar Jess, fazendo com que sua bolsa caia no chão, elas passam pisando e chutando seus pertences espalhados pela calçada.

Finalmente, depois que Lexy e sua gangue também vão embora, temos a primeira cena original de hoje (não, a cena do armário não conta!). Enquanto Jess está recolhendo suas coisas, outra aluna se aproxima e começa a ajudá-la. Heather, que, segundo Jess, é a única colega que a trata com cortesia, recolhe alguns objetos do chão, dá um sorriso tímido e puxa assunto; Jess, grata por aquele gesto simpático, retribui o sorriso e... Não. O que acontece é que Jess não quer ser vista na companhia de alguém que é, como ela, uma "leprosa social". Ela não explica o que há de tão terrivelmente errado com Heather, mas, em suas próprias palavras, "uma vez que você resolve ser simpático, se junta a eles e se torna um deles". Assim, ela rapidamente recebe os objetos que Heather catou no chão para ela e agradece sem dar muito assunto nem fazer contato visual. Uau, como é possível que uma pessoa tão simpática como a Jess não tenha nenhum amigo?

Heather, constrangida, se despede educadamente, desejando um ótimo verão para Jess, mas não vai muito longe antes que Lexy e sua gangue a cerquem. Gente, esse povo não vai embora pra casa, não? Daqui a pouco é o Ryan que volta também pra Jess poder passar mais vergonha.

Lexy está ameaçando Heather com alguma coisa não especificada (que, segundo ela, vai dar o que falar por muito tempo) caso esta não concorde com alguma outra coisa também não especificada e dizendo que Heather tem até segunda para decidir. E é nessa hora que Jess, que, como eu, não faz a menor ideia do que elas estão falando, resolve dar uma de amiga solidária e se meter na conversa dizendo que ela e Heather "[estão] nisso juntas". Porque, afinal de contas, se uma pessoa te ajuda a recolher suas coisas que caíram no chão isso é uma clara indicação de que ela não vai se importar de te contar o motivo de estar sendo chantageada e deixar você participar da negociação com o chantagista.

"Obrigada por me ajudar a instalar o anti-vírus! Agora, me dê a sua senha para eu te agradecer respondendo alguns dos seus e-mails por você."
© Wavebreakmediamicro | Dreamstime.com - A Beautiful Business Team Using A Computer Photo

Diga-se a favor da Jess que ela pelo menos tem senso crítico suficiente para reconhecer que estava "impondo [sua] maneira de resolver as coisas como se [Heather] não tivesse escolha". E, quando Heather dispensa a sua ajuda e aproveita para cair fora dali assim que Lexy lhe dá uma chance, Jess até considera que talvez não deva culpá-la por isso. Talvez. Que generoso da sua parte, Jess.

Quando finalmente Lexy vai embora depois de mais alguns insultos, Jess vê... aha, não falei que o Ryan ainda voltava? Ele e a sua Pessoa Totalmente Errada passam por Jess e ela percebe, pela cara dele, que ele assistiu à sua mais recente humilhação. Meu Deus do céu, povo, vai embora de uma vez, senão essa cena não acaba! Se a Lexy voltar pra atormentar mais alguém, eu vou gritar.

Finalmente todos vão embora, Jess abre a bolsa para pegar o dinheiro para aquele refrigerante que ela queria tomar há umas três humilhações atrás e encontra um envelope que ela tinha jogado lá dentro sem perceber junto com o resto do conteúdo do seu armário. Vou pular as décadas que ela gasta decidindo se vai ou não abrir o envelope e pular direto para a parte em que ela encontra lá dentro um broche prateado em forma de sapato de salto alto e um convite para comparecer a um tal de Moinho às 19h daquele mesmo dia, usando o broche.

E assim o capitulo termina, depois de ter gastado 6% do livro repetindo ad nauseam que:
  • Jess é a garota nova e sem amigos
  • Heather é gentil, mas não conta porque também é uma pária.
  • Lexy é a Garota Popular Malvada.
  • Ryan é o Interesse Romântico Inatingível de Jess, e está com uma Pessoa Totalmente Errada.
  • Jess recebeu um convite misterioso.

Pelo menos o capítulo terminou sem a Lexy voltar e eu não precisei gritar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário