quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pony, Brian, Poppy e Jess

Depois daquele primeiro capítulo de "A Sociedade Cinderela" em que não aconteceu praticamente nada, fiquei me perguntando se eu estaria sendo injusta e pegando pesado demais com o livro só porque ele é ruim pra caramba não gostei dele. Assim, peguei aleatoriamente outros livros na minha estante para ver se o primeiro capítulo tinha mais substância. Eis os resultados:

Título: Vidas Sem Rumo
Autor: Susan E. Hinton
No primeiro capítulo: O protagonista e narrador Pony apresenta a si mesmo, a seus irmãos mais velhos Soda e Darry e ao resto da turma da qual ele, com 14 anos, é o membro mais novo. Além de apresentar os principais traços da aparência e da personalidade de cada um dos membros da turma, Pony define a sua estrutura familiar (pai e mãe mortos em um acidente de carro, deixando Darry, com 20 anos, responsável pelos irmãos mais novos) e a sua situação social como greasers (moradores do lado Leste, a parte pobre da cidade), em eterna luta contra os socs (moradores do lado Oeste, a parte rica). Pony sai do cinema e está quase chegando em casa quando é atacado por quatro socs, que lhe dão uma surra até que os irmãos mais velhos e os amigos chegam para salvá-lo. Depois que os agressores são postos para correr e a poeira assenta, Darry dá uma bronca em Pony por estar andando sozinho pela rua e Soda interfere em sua defesa. Enquanto os garotos fazem planos para a noite seguinte, um deles comenta que terminou com a namorada, o que leva Pony a refletir sobre as diferenças entre as garotas com as quais greasers e socs andam.
"Quando saí do escuro do cinema para a claridade da rua, só tinha duas coisas na cabeça: Paul Newman e descolar uma carona para casa. Estava querendo ser parecido com o Paul Newman — ele tem um ar durão e eu, não —, mas acho até que não sou feio. Meu cabelo é castanho claro, quase ruivo, os olhos são cinza-esverdeados. Eu queria que fossem mais cinzentos, porque detesto quase todos os caras de olhos verdes que conheço, mas não tenho outra saída senão me contentar com o que tenho. Meu cabelo é mais comprido do que o de um monte de caras, com corte reto atrás e comprido na frente e dos lados, mas sou greaser e quase ninguém no bairro dá bola pra essa história de cortar o cabelo. E, na verdade, fico muito melhor de cabelo comprido.
Foi uma longa caminhada até em casa, além do mais, sem companhia, mas em geral vou sozinho mesmo, sem nenhuma razão especial; é que gosto de assistir filmes sossegado, assim posso entrar neles e vivê-los com os atores. Quando vejo um filme com alguém acho meio chato, assim como quando uma pessoa lê o livro da gente por cima do nosso ombro. Nisso sou diferente. Quer dizer, meu irmão Soda, que vem depois do mais velho e tem 16 para 17 anos, nunca curte livro nenhum; e meu irmão mais velho, Darrel, que a gente chama de Darry, passa o tempo todo trampando, um trampo puxado, nunca se liga em histórias nem em fazer um desenho, por isso é que não sou como eles. E ninguém da nossa roda se amarra em cinema e nem em livros como eu. Teve um tempo em que eu me achava a única pessoa no mundo que curtia isso. Por isso fazia esses lances sozinho. Soda pelo menos tenta entender, coisa que Darry não faz. Mas Soda é diferente de todo mundo; ele entende praticamente tudo. Por exemplo, ele não vive me enchendo como Darry nem me trata como se eu tivesse seis anos em vez de 14. Jamais gostei tanto de uma pessoa no mundo como gosto de Soda, nem mesmo da mamãe e do papai. Ele está sempre numa boa, rindo, e Darry é duro, firme, é difícil fazê-lo rir. Mas é que Darry já passou por muitos lances em seus 20 anos de idade, cresceu muito depressa. Sodapop não vai crescer nunca. Sei lá o que é melhor. Um dia desses eu descubro."

Autor: Sophie Kinsella
No primeiro capítulo: A protagonista e narradora Poppy está revirando todo o salão de festas do hotel em busca do seu anel de noivado, perdido quando ela tirou o anel do dedo para mostrar para as amigas minutos antes de o alarme de incêndio tocar e o salão ser evacuado às pressas. Na confusão, uma amiga achou que o anel estivesse com a outra e quando, já do lado de fora, Poppy pediu o anel de volta, nenhuma delas estava com ele. Ela recebe uma mensagem de texto no celular, mas a recepção dentro do hotel está ruim e ela vai para a rua tentar conseguir um sinal melhor; nesse momento, seu celular é roubado, complicando ainda mais sua vida. Depois de ter pedido a todos os funcionários do hotel que avisem se o anel for encontrado, Poppy agora precisa de outro número de telefone de contato para substituir o celular perdido. Ela não quer dar o telefone de casa, para não correr o risco de que o seu noivo atenda e descubra que ela perdeu o anel que está na família dele há três gerações, e no seu trabalho ninguém vai atender o telefone fora do horário comercial. Quando ela não sabe mais o que fazer, seu olhar bate em uma lixeira no saguão do hotel e ela nota que alguém jogou um celular lá dentro.
"Foco. Preciso de foco. Não é um terremoto, nem ataque de um atirador enlouquecido, nem um acidente nuclear, é? Na escala de desastres, não é um dos maiores. Não é dos maiores. Um dia espero que eu me lembre deste momento, ria e pense: 'Ha, ha, como fui boba em me preocupar...' 
Para, Poppy. Nem tenta. Não estou rindo. Na verdade, estou passando mal. Ando às cegas pelo salão do hotel, com o coração disparado, procurando sem sucesso no tapete estampado azul, atrás de cadeiras douradas, debaixo de guardanapos de papel usados, em lugares onde ele nem poderia estar."

Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
No primeiro capítulo: O protagonista Brian está escondido dentro de um armário com a sobrinha de 7 anos enquanto, do lado de fora, seu irmão mais novo Philip e dois amigos dele estão acabando com os zumbis que um dia foram a família de seis pessoas que morava na casa em que eles entraram para se esconder. Enquanto Philip, Bobby e Nick dão cabo dos zumbis, Brian cobre os ouvidos da sobrinha com as mãos para que ela não tenha que escutar o barulho dos golpes e das cabeças sendo rachadas, e o narrador descreve os quatro personagens, a forma como o apocalipse zumbi afetou cada um e a dinâmica do grupo, do qual Philip é o líder. Quando eles finalmente terminam, Brian sai com a menina de dentro do armário e começa a ajudar os outros a fazer a limpeza do local, que eles pretendem usar como abrigo temporário. Enquanto trabalham, ele reflete sobre a situação atual e a progressão dos eventos que os levaram até ali. Enquanto os outros estão no quintal colocando para fora os corpos dos zumbis eliminados, Brian encontra uma fotografia no andar de cima e chama todos para dentro de casa para mostrar-lhes a fotografia, onde se vê que a família que morava naquela casa era composta não só dos seis membros que eles acabam de eliminar, mas de sete.
"Um pensamento passa pela cabeça de Brian Blake enquanto ele se encolhe na escuridão bolorenta, o terror sufocando o peito e a dor latejante nos joelhos: se ele tivesse um segundo par de mãos, poderia pelo menos cobrir os próprios ouvidos e talvez bloquear o som das cabeças humanas sendo partidas. Infelizmente, as únicas mãos que Brian possui estão ocupadas no momento, cobrindo os ouvidos de uma menininha ao seu lado no armário.
Ela tem 7 anos e está tremendo nos braços dele, se encolhendo a cada vez que ouve os sons intermitentes de PÉIM-GAHHH-TUM do lado de fora. Então vem o silêncio, interrompido apenas pelo som grudento de botas sobre o chão de cerâmica ensanguentado e uma enxurrada de sussurros raivosos no vestíbulo."

Autor: Kay Cassidy
No primeiro capítulo: A protagonista e narradora Jess termina e entrega sua prova de álgebra e vai para o seu armário recolher suas coisas antes das férias de verão. Ela é humilhada por Lexy, que tem raiva dela porque considera que Jess roubou sua vaga na equipe de líderes de torcida, e em seguida morre de vergonha quando mete os pés pelas mãos bem na frente de Ryan, de quem ela gosta mas que mal sabe que ela existe. Depois de pegar suas coisas no armário, Jess sai do prédio da escola e morre de vergonha quando mete os pés pelas mãos bem na frente de Ryan, e em seguida é humilhada por Lexy. Sua colega Heather tenta oferecer sua solidariedade, mas Jess a dispensa. Quando Heather também é perseguida por Lexy e Jess tenta ajudar, é a vez de Heather dispensar a sua solidariedade. Em uma reviravolta inesperada, Jess é humilhada por Lexy e em seguida morre de vergonha quando percebe que meteu os pés pelas mãos bem na frente de Ryan. E Jess recebe um convite misterioso e um broche.
"Todos em volta estavam ou escrevendo furiosamente para terminar a prova final de álgebra, sussurrando até que o Sr. Norman lhes lançasse um olhar irritado ou trocando mensagens de texto em celulares discretamente enfiados nos bolsos das calças e nas bolsas Prada. E quanto a mim? Meu maior esforço era para parecer invisível. Rezando para acabar aquele ano detestável sem atrair mais atenção negativa na Mt. Sterling High por ser a 'garota nova'. 
Finalmente, o último sinal tocou, e o restante da turma correu para a porta buscando ansiosamente um verão de liberdade. Em apenas dois segundos, só sobramos eu e o Sr. Norman recolhendo nossas coisas."

Play, por gentileza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário