sábado, 10 de novembro de 2012

E Não Compartilho Mesmo

Considero o Facebook (e as redes sociais em geral) uma invenção excelente. Claro que não chegam aos pés da boa e velha interação ao vivo e a cores, mas nem sempre dá para a gente estar ao lado das pessoas de quem gosta com a frequência que desejaria, seja pela distância física, pelos horários que nunca batem, pelo momento que cada um está vivendo. E nessa hora o Facebook vem bem a calhar, permitindo que a gente, mesmo à distância, curta a gravidez, mande um recado carinhoso, relembre aquele momento engraçado compartilhado há muitos anos, dê os parabéns pela promoção.

Mas. Mas. Sempre tem um "mas". Eu já escrevi antes que gostaria de ter mais opções de filtro no Facebook. E, acrescento agora, não só pra filtrar o spam social e o FourSquare que posta no meu feed de notícias disfarçado de Twitter, mas também pra filtrar certas imagens que tentam me fazer compartilhá-las na base da chantagem emocional.

By BrokenSphere (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
"97% das pessoas não vão compartilhar esta imagem, mas tenho certeza de que você faz parte dos 3% que não vão ficar indiferentes."

By Karatay at tr.wikipedia (Transferred from tr.wikipedia) [Public domain], from Wikimedia Commons
"Se fosse piada, todo mundo compartilhava; quero só ver quem vai compartilhar essa imagem comovente."

By Justin Rudd (Own work, Justinrudd) [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
"Se você se importa, curte; se não liga, ignora."

By Gean (Own work) [CC-BY-3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
"Quantos 'curtis' esse anjinho merece?".


Se você quer alguma coisa de mim, tentar fazer eu me sentir culpada por não ajudar é, disparado, a PIOR maneira de pedir. E, geralmente, quem compartilha essas imagens não posta nem umas duas ou três linhas de texto junto pra amenizar a tijolada do "Quero só ver se você é um ser humano decente!" implícito.

Se esse é o seu melhor argumento, meu conselho é que você pare de compartilhar a imagem, porque está prestando um desserviço à causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário