quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Acumuladores de Jogos

Eu gosto muito de um jogo para tablet chamado "Draw Something". Pra quem não conhece, é um jogo tipo "Imagem e Ação" (pra quem não conhece "Imagem a Ação", não sei de que planeta você veio, mas lá deve ser muito chato). A principal diferença é que, ao contrário de "Imagem e Ação", em "Draw Something" não há adversários: se a pessoa com quem eu estou jogando adivinha o que eu desenhei, ambos ganhamos pontos.


Como se está jogando com (e não contra) outra pessoa, o grande barato do jogo não é o prazer de vencer o outro, e sim o desafio de desenhar coisas às vezes bem difíceis de representar (particularmente para quem, como eu, joga no celular) e a diversão de ver qual foi a solução que o seu parceiro de jogo arrumou pro desafio dele.


A única coisa que a gente ganha no jogo são "moedas" que podem ser usadas para duas coisas:
  • comprar mais cores para usar nos desenhos (o pacote inicial vem só com quatro cores: preto, azul, vermelho e amarelo)
  • comprar categorias especiais de palavras que, se adivinhadas, valem mais "moedas"
Ou seja: a única coisa que você ganha ao adivinhar uma palavra ou quando a sua palavra é adivinhada é a oportunidade de... desenhar mais palavras!


E pra mim, está ótimo: me divirto montes com o joguinho. O que eu não consigo entender são pessoas que, ao invés de desenhar, escrevem a palavra que eu deveria adivinhar. Pra quê?? Não sei nem se dá pra chamar isso de roubar, porque de quem essa pessoa estaria roubando? De mim não é, já que eu vou ganhar tantos pontos quanto ela por "adivinhar" a palavra que ela está escrevendo. Eu poderia, talvez, dizer que a pessoa está roubando do jogo em si, mas a única coisa que ela ganha são mais palavras pra desenhar e mais cores para desenhá-las. Então, se ela não vai desenhar mesmo, qual é o objetivo?


Pra mim, essas pessoas são um tipo de acumulador (aquele pessoal que não consegue jogar as coisas fora e acaba ficando com a casa entulhada de lixo). Eles simplesmente querem acumular o maior número possível de moedas, mesmo sem saber pra que querem todas essas moedas.


Eu, normalmente, dou uma chance pra essa galera: não "adivinho" a palavra que eles escreveram, mas mando uma mensagem explicando que só jogo com imagens (apesar da vontade de dizer, bem na lata, que o jogo se chama "Draw Something", e não "Write Something"). Alguns se tocam e passam a me mandar só desenhos. Os que insistem em mandar palavras eu excluo. Nas palavras do imortal filósofo: "Não sabe brincar, sai da brincadeira e dá o lugar pro amigo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário