sexta-feira, 4 de julho de 2014

Travessão, Hífen e Meia-risca

Esta pode não ser uma dica particularmente útil para os outros, mas, toda vez que eu preciso escrever um texto com travessão, recorro à Internet porque já esqueci como se faz. Assim, para me prevenir caso a informação mude de lugar ou fique mais difícil de acessar, vou registrar aqui os atalhos para os símbolos de travessão, hífen e meia-risca.

Parece bobagem, mas compare um diálogo escrito com travessão (—) e o mesmo diálogo utilizando o hífen comum e veja se não fica muito mais fácil de ler usando a pontuação correta:

- Cecília fica no deserto? - balbuciou ele.
- Sim! - respondeu a menina tomando-lhe as mãos. - Cecília fica contigo e não te deixará. Tu és rei destas florestas, destes campos, destas montanhas; tua irmã te acompanhará.
- Sempre?
- Sempre... Viveremos juntos como ontem, como hoje, como amanhã. Tu cuidas? Eu também sou filha desta terra; também me criei no seio desta natureza. Amo este belo pais!...

— Cecília fica no deserto? — balbuciou ele.
— Sim! — respondeu a menina tomando-lhe as mãos. — Cecília fica contigo e não te deixará. Tu és rei destas florestas, destes campos, destas montanhas; tua irmã te acompanhará.
— Sempre?
— Sempre... Viveremos juntos como ontem, como hoje, como amanhã. Tu cuidas? Eu também sou filha desta terra; também me criei no seio desta natureza. Amo este belo pais!...
(José de Alencar, "O Guarani")

A meia-risca, na minha opinião, é menos importante, mas, já que estamos no assunto, ela tem a metade do tamanho do travessão e é usada para ligar elementos em série (por exemplo, páginas 26–35).

NomeSímboloAtalho (para Windows)
Hífen-Alt + 0045 (ou a própria tecla)
Meia-riscaAlt + 0150
TravessãoAlt + 0151

Nenhum comentário:

Postar um comentário