quinta-feira, 14 de março de 2013

Documents.library-ms Não Está Mais Funcionando

Há umas duas semanas atrás, sem explicação aparente, meu Windows perdeu as bibliotecas Meus Documentos, Minhas Imagens, Minhas Músicas e Meus Vídeos. Só isso. Todos os meus arquivos. Quer dizer, os arquivos ainda estavam lá na pasta C:\Usuários\Raquel, como eu descobri depois de me recuperar do susto (e que susto), mas era uma amolação. Parece bobagem, mas as bibliotecas organizadinhas no lado esquerdo da janela do Windows Explorer são uma mão na roda: só percebi o quanto as usava na hora em que fiquei sem elas. Além do mais, era muito chato ter que ficar fechando a janela com a mensagem de erro ("Documents.library-ms não está mais funcionando") toda vez que algum programa tentava gravar nessas pastas.

Enfim, depois de tentar sem sucesso a solução padrão de reiniciar o Windows (às vezes funciona!), me preparei para usar um dos pontos de restauração do Windows. Para quem não sabe, os pontos de restauração do Windows são um recurso muito útil, pois permitem desfazer tudo o que foi feito desde a data/hora selecionada até o momento atual, como se fosse um Ctrl+Z do sistema operacional.

O problema, nesse caso, era que (1) um ponto de restauração serve para desfazer coisas como instalação de programas e configuração do Windows, e eu não sei se isso inclui o que quer que tenha causado o sumiço das bibliotecas e (2) mesmo que desse pra desfazer esse surto psicótico que o meu Windows teve, outras atividades inofensivas ocorridas desde o ponto de restauração seriam desfeitas junto com ele e eu teria que refazê-las depois.

Foi por isso que, antes de apelar para esse recurso, eu pedi ajuda ao nosso amigo Google e cheguei ao blog do Fábio Domingos, cujo link incluo no fim deste post, e que me prestou uma ajuda valiosa ao mostrar que a solução para o meu problema é ridiculamente simples: basta clicar com o botão direito sobre o ícone Bibliotecas do Windows Explorer e selecionar a opção... "Restaurar bibliotecas padrão".

 Eu avisei que era ridículo!

Pois é, ridiculamente fácil, como o ovo de Colombo: é moleza depois que alguém explica como se faz. Fica aqui meu agradecimento ao Fábio.

3 comentários:

  1. Valeu pela dica! Também estava com este problema. Só uma coisa: vc esqueceu de dizer que as bibliotecas antigas (com erro) devem ser deletadas antes de restaurar os padrões.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Que raiva que eu ficava de ter de deletar e criar novamente as pastas e os apontamentos. Essa dica vale ouro.

    ResponderExcluir