sábado, 2 de março de 2013

Diário de Uma Aspirante a Flautista #2

Na última quinta-feira tive minha quinta aula de flauta. E o que tenho a dizer é o seguinte: eu decididamente preciso praticar mais... Não que eu não esteja progredindo, porque estou: já consigo tocar um verso inteiro de forma abominável, mas consigo. Mas um dos meus objetivos ao estudar música é exercitar a disciplina, então, se eu não seguir o programa proposto, de que adianta?

É impressionante a quantidade de coisas envolvidas numa atividade aparentemente tão simples. A simples mudança de uma nota para outra um tom acima ou abaixo pode exigir o reposicionamento de todos os dez dedos, e isso tudo sem deixar a flauta cair no chão! A posição e inclinação da flauta, a abertura da boca e a posição dos lábios e da língua determinam em que oitava está a nota produzida ou mesmo se é produzida alguma nota (às vezes você se prepara todo, dedos em posição, postura correta, ombros relaxados, joelhos ligeiramente dobrados, diafragma pronto e... ppppfff! faz só aquele barulho de sopro). Se o diafragma não for usado da maneira correta (seja honesto, você sabe onde fica o seu diafragma?), o ar acaba na terceira nota. Com tanta coisa na cabeça, é difícil se concentrar no ritmo e ainda lembrar que aquela bolinha entre a quarta e a quinta linha é um mi. E já contei que às vezes eu hiperventilo e fico tonta?

Em teoria eu já sei muitas coisas: que o símbolo do lado esquerdo é uma clave de sol, que o fato de ser uma clave de sol quer dizer que a nota sobre a segunda linha é um sol, que o 6/8 quer dizer que em cada compasso há seis colcheias, que uma colcheia é aquela bolinha preta com uma perna e um rabicho...

Conheço pausas com as mais variadas durações, sustenidos, bemóis, bequadros, ritornellos... Ufa! Em teoria eu sou um gênio. Na prática eu consigo tocar "O meu reino tem muito a dizer..." e daí eu paro pra tomar fôlego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário