sábado, 20 de julho de 2013

Desistir É Preciso

"The One with Phoebe's Cookies" é um episódio da sétima temporada de Friends no qual, entre outras coisas que acontecem, Rachel tenta ensinar Joey a velejar. A coisa não dá certo, em parte por causa da imaturidade e total falta de concentração dele, mas também por causa da falta de paciência dela. À medida que a aula avança, ela vai ficando cada vez mais irritada e ele, mais frustrado, até que ele finalmente perde a paciência e diz que desiste de aprender a velejar. Rachel, indignada, exclama "Você não pode desistir! Um Green jamais desiste!", e Joey replica "Eu não sou um Green, eu sou um Tribianni! Tribiannis desistem!". Nesta hora, Rachel (que é, ela sim, uma Green) cai em si e percebe que estava agindo como seu pai agiu quando a ensinou a velejar, pede desculpas a Joey, os dois fazem as pazes e tudo acaba bem.

Quem não assistiu esse episódio, deveria assistir (esse e todos os outros episódios de Friends), porque ele é muito engraçado. Podem ir, o blog ainda vai estar aqui quando vocês terminarem. Para os que já assistiram ou são teimosos e não vão assistir (azar de vocês), o tema deste post é o seguinte: para muitas pessoas, a palavra "desistir" é sinônimo de fraqueza. Falar em desistir se tornou tabu, coisa de gente acomodada, fracassada. Vencedores não desistem. Vale lembrar, no entanto, que "Insista, não desista." era um antigo slogan da Loteria Federal. Jogo a dinheiro é um bom exemplo de como às vezes desistir é a opção mais sensata. Troque o que sobrou das suas fichas por dinheiro, assuma o prejuízo e volte para casa enquanto você ainda tem dinheiro para o táxi. Às vezes a gente perde. Ponto. Não confunda perseverança com teimosia cega.

Às vezes se desiste também porque se chega à conclusão que a vitória, se e quando alcançada, seria uma vitória de Pirro. Esse termo ("vitória de Pirro") se refere a duas batalhas que o exército grego venceu contra os romanos no século III a.C., ao fim das quais o exército grego, apesar de vitorioso, tinha sofrido baixas tão graves que o Rei Pirro afirmou que outra vitória daquelas seria a sua ruína. Às vezes desistir significa simplesmente que a pessoa chegou à conclusão que a energia necessária para vencer aquela batalha pode ser melhor empregada em outras causas. Saiba escolher as suas batalhas. Independente do que os livros de auto-ajuda, os seminários de crescimento pessoal e as mensagens compartilhadas no Facebook digam, você não vai ganhar 100% das batalhas, então dê-se o direito de guardar suas forças para aquelas que valem a pena.

Por último, mas não menos importante, às vezes as pessoas desistem simplesmente porque mudam de ideia. Aquilo que há seis meses atrás era essencial de repente deixou de ser. As pessoas mudam, novos objetivos surgem, prioridades mudam, rotas alternativas se apresentam, e não é vergonha nenhuma desistir de um objetivo porque surgiu uma possibilidade melhor ou mais simples ou mais acessível. A vida não é uma competição: ninguém está anotando os pontos e atribuindo pontuação mais alta aos objetivos mais difíceis.

Há motivos para lutar e motivos para desistir. O que quer que você esteja fazendo, certifique-se de que seja pelos motivos certos.

(Yarik Mishin @ stock.xchng)

Nenhum comentário:

Postar um comentário