terça-feira, 21 de junho de 2016

O Papelzinho Marrom

Quem já conhece a piada do menino que achou um papelzinho marrom na rua pode pular este parágrafo. Quem não conhece, leia sabendo que essa é uma piada idiota que crianças de dez anos de idade contam para zoar os amiguinhos. A piada pode ter muitas variações, mas sempre começa assim: um menino achou um papelzinho marrom na rua. Como ele não sabia ler, levou o papel para a escola e perguntou à professora o que estava escrito. A professora olhou o papel e gritou, horrorizada: "Você não tem vergonha de mostrar isso para a sua professora? Vá já para a sala do diretor!". Chegando na sala do diretor, o menino explicou porque tinha sido mandado para lá. O diretor pediu para ver o tal papelzinho e a cena se repetiu, desta vez com o menino sendo expulso da escola e mandado para casa. O papelzinho marrom foi então passando de mão em mão e com ele o menino, sempre deixando o adulto responsável horrorizado e sem nunca ninguém dizer ao menino o que de tão terrível estava escrito no tal papel. Depois de muitas variações da mesma cena, o menino está em um navio em alto mar a caminho do exílio (eu sei, eu sei, mas, lembrem-se: piada contada por crianças de dez anos de idade...). A bordo do navio ele conhece uma moça muito simpática que o ensina a ler. Finalmente, tendo aprendido a ler, o menino procura um local reservado no convés do navio para ler o papelzinho marrom e descobrir o seu misterioso conteúdo. Cheio de empolgação, ele abre o papelzinho e... sopra um vento que arranca o papel de suas mãos e o carrega para o mar, perdido para sempre. Fim. Eu avisei que era uma piada idiota. E olha que eu contei a versão condensada: nos meus tempos de garota, a gente esticava a saga do menino ao máximo, já que o objetivo era deixar o ouvinte o mais desesperado de curiosidade possível antes de chegar ao final anticlimático.

Hoje eu assisti um filme assim: Don't Blink. A premissa até que é interessante: dez amigos vão para um resort nas montanhas no meio do nada, mas, chegando lá, encontram o local deserto, com vários objetos espalhados pelo local como se os seus donos tivessem simplesmente desaparecido de repente. Há mesas postas no restaurante do hotel com comida esfriando nos pratos, uma panela no fogo na cozinha, torneiras abertas nos chalés, uma mamadeira cheia caída dentro de um bebê conforto, um barco com uma vara de pescar boiando no meio do lago. Lago esse, por sinal, que está congelado apesar de isso não condizer com a temperatura ambiente nem com a época do ano. Eles também constatam que não há nenhum animal na região, nem mesmo passarinhos ou insetos. Intrigante, né? E aí, enquanto eles estão discutindo o que fazer, uma das moças some. E, enquanto eles estão procurando por ela, um dos rapazes também some. E é como a piada do menino que achou um papelzinho marrom na rua: a trama não evolui, são só variações da mesma cena se repetindo até só sobrar uma das moças. Duas pessoas podem estar sentadas lado a lado no sofá: é só uma desviar os olhos por um segundo que a outra pode sumir sem deixar rastros.

Quase no fim do filme, quando só restam quatro pessoas, um dos primeiros a sumir chega a reaparecer dizendo que não se lembra de nada, mas isso não dá em nada, já que ele some de novo sem chegar a dar nenhuma informação nova. No fim, a única moça que sobrou consegue ligar para a emergência e chegam a polícia, os bombeiros, a guarda costeira e os escoteiros. E, enquanto ela está sentada no banco de trás de uma viatura esperando para ser levada para casa, fecha os olhos, baixa a cabeça por um instante e, quando a ergue de novo, todos os policiais, paramédicos, bombeiros etc à sua volta desapareceram. Apavorada, ela fica encarando seu próprio reflexo no espelho retrovisor do carro e repetindo para si mesma "não pisque, não pisque". E então sopra um vento que arranca o papel de suas mãos e o carrega para o mar, perdido para sempre ela pisca e some também.

E é por isso que não se deve deixar que crianças de dez anos de idade escrevam e dirijam filmes de suspense.

"Ha! Te peguei!"
© Santos06 | Dreamstime.com - Young Boy Pointing At You Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário