quinta-feira, 16 de junho de 2016

Desembarque Pelo Lado Direito

Na semana passada, eu fui pela primeira vez a um evento da Fábrica das Peças, um grupo que curte jogos de tabuleiro e se reúne às quartas-feiras à noite na praça de alimentação do Shopping Nova América para jogar. Foi ótimo, os organizadores do evento são super simpáticos, um dos criadores do Space Cantina estava lá divulgando o jogo, que é bem legal, e o local é de fácil acesso para quem está perto de uma estação do metrô, já que a saída da estação Del Castilho é ligada diretamente à entrada do shopping. O único detalhe que dificulta um pouco é que, bom, a estação Del Castilho é uma estação da Linha 2, né? E a Linha 2 do Metrô Rio às 19h de um dia de semana... não é exatamente uma alegria. Não é que não dê pra ir: dá, sim. Mas é preciso estar disposto a encarar o metrô cheio e saber que nem sempre vai dar pra entrar no primeiro que passar (se ele estiver estupidamente lotado, é melhor esperar um próximo que venha "só" cheio pra caramba). E eu digo isso não só pelo desconforto que é o metrô estupidamente lotado, mas também pelo fato de que, dependendo da estação na qual você pegar o metrô, pode ser que você entre por uma porta e tenha que desembarcar por outra, do outro lado do vagão. E, se o metrô estiver estupidamente lotado, aquela outra porta que está a dois passos de distância poderia muito bem estar no metrô de Nova York, considerando as suas chances de chegar até ela.

Mesmo em um vagão "só" cheio pra caramba, esse negócio de entrar pela porta do lado esquerdo e sair pela porta do lado direito (ou vice-versa) se torna mais complicado do que precisaria ser pelo fato de que, a não ser que você seja um usuário frequente que já aprendeu qual lado do vagão abre em cada estação, só vai descobrir de que lado vai desembarcar (e, consequentemente, para qual lado do vagão deve ir se dirigindo para estar próximo das portas quando elas se abrirem) quando o metrô já estiver chegando na sua estação. O que tende a ser um problema quando entre você e as referidas portas há 5.256 pessoas que adorariam dar licença pra você se elas ao menos tivessem para onde ir para sair do seu caminho.

"A gente faz assim: a senhora sobe no colo dessa moça simpática de blusa cinza, aí vocês dois, que são magrinhos, sentam juntos lugar dela e o rapaz de azul... Que foi? Por que vocês estão me olhando desse jeito engraçado?"
Hemeroskopion | Dreamstime.com - Crowded Buenos Aires Subway Photo)

Por isso eu resolvi prestar um serviço de utilidade pública e registrar, pelo menos no trajeto Carioca – Del Castilho, de que lado as portas do vagão se abrem em cada estação, para ninguém ter que fazer como eu fiz: ficar bem no meio do vagão até o último instante para só começar a me movimentar quando a gravação anunciou a minha estação.

Carioca: Desembarque pelo lado direito
(Sim, eu sei que a porta também abre do lado esquerdo, mas essa é para o pessoal que vai entrar: a porta abre antes do lado direito justamente para todo mundo poder desembarcar antes de o povo que está na estação começar a entrar, então, colabore, certo?)

Uruguaiana: Desembarque pelo lado direito

Presidente Vargas: Desembarque pelo lado direito

Central: Desembarque pelo lado esquerdo

Cidade Nova: Desembarque pelo lado esquerdo

São Cristóvão: Desembarque pelo lado direito

Maracanã: Desembarque pelo lado esquerdo

Triagem: Desembarque pelo lado direito

Maria da Graça: Desembarque pelo lado direito

Del Castilho: Desembarque pelo lado direito

7 comentários: