domingo, 19 de junho de 2016

Moça, Você Não É Minha Irmã

De uns tempos pra cá, têm aparecido na minha linha do tempo do Facebook, através de compartilhamentos, comentários e curtidas de amigos, postagens de algumas páginas das quais até então eu nunca tinha ouvido falar, como "Moça, Você É Machista" e "Moça, Não Sou Obrigada a Ser Feminista", entre outras. Graças a um cuidadoso trabalho de refinamento de conteúdo de minha parte, ocultando uma postagem aqui, bloqueando uma página ali, já não aparece mais tanta bobagem na minha linha do tempo, mas já li o suficiente para considerar necessário explicar que:

1. Aqui não tem sororidade nenhuma, não.

Moças feministas, a gente nem se conhece. Não sei qual é a posição de vocês em relação ao aborto, a pena de morte, a redução da maioridade penal, o impeachment da Dilma ou a cassação do Eduardo Cunha. Aliás, não sei nem se vocês falam "presidente" ou "presidenta". Não sei se vocês furam fila, estacionam na vaga de deficientes sem ter direito, usam carteira de estudante falsificada para pagar meia, seguem a LeiSecaRJ no Twitter pra poder beber e dirigir à vontade. Então, não, não sou irmã de ninguém só porque também tem útero. E digo mais: se tiver os mesmos valores que eu, com ou sem útero, já está aprovado. Me alio alegremente a ele contra o resto do mundo.

2. Empoderada é uma palavra tosca demais.

Empoderada me lembra duas palavras: "empoeirada" e "emparedada". Nenhuma das duas tem uma conotação positiva. Além de ser feia, essa palavra é apenas o aportuguesamento de "empowered", importada dos Estados Unidos; ou melhor, trazida escondida no fundo da mala depois de jogar fora a embalagem e a nota fiscal pra não pagar imposto. Pelo amor de Deus, abre um dicionário e vai aprender uma palavra nova em português ao invés de ficar inventando coisa tosca.

3. Homem se escreve com "H".

Há quem use a palavra "ômi" (ex. "ômi fazendo omice" — meu Deus, acho que perdi uns 5 pontos de QI só por escrever isso!) pra distinguir os homens que são machistas dos que não são, ou homens feministas de falsos feministas, ou... Olha, não interessa. Pára, que tá feio. Todos são homens e o fato de alguns não prestarem não tem absolutamente nada a ver com o cromossomo Y. A humanidade é assim: vem em todos os modelos e cores, variando do santo ao calhorda. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres.

Finalmente, encerro esse texto com as palavras do imortal filósofo:

"Enquanto isso, a louça, né? Tá toda na pia."

© Wawritto | Dreamstime.com - Dirty dishes in the sink

Nenhum comentário:

Postar um comentário