segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cadê o Memento?

Eu tenho seis sobrinhos lindos, inteligentes e fofos que, como toda criança linda, inteligente e fofa, são uma fonte inesgotável de histórias adoráveis e/ou divertidas. Para não me tornar aquela tia chata que só tem um assunto, eu criei uma regra para mim mesma quando estou com meus amigos: tenho direito a só uma história por evento. Não importa se, desde a última vez em que estive com aquele grupo de amigos, meus sobrinhos fizeram duas dúzias de coisas engraçadinhas: se eu estiver com vontade de contar um caso, vou contar só um que eu considerar o melhor de todos e fim de assunto.

Já neste blog, entra quem quer e lê quem quer, então eu posso contar quantos casos eu quiser, sempre que eu quiser. E hoje, conversando sobre nem me lembro mais qual assunto, me lembrei da história do memento.

Uma das minhas sobrinhas (cujo nome será omitido porque ela sabe quem é, mas os colegas de escola, amigos e inimigos não precisam saber a não ser que ela queira contar) tinha na época uns três anos de idade. A família estava reunida na casa da minha irmã (tia dela e mãe de dois meninos) e eu passei por algum motivo no quarto onde as crianças estavam brincando. Minha sobrinha me perguntou então: "Cadê o memento?".

E aí? O que seria "memento"? Pedi pra repetir, tentei adivinhar, tudo em vão. Nem me lembro mais quais palavras usei: o que parece com "memento"? Jumento? Fermento? Já deu pra ver que não passei nem perto, né? A criança ainda tentou ajudar a tia obtusa, dando exemplos: "Memento! Bobô, lolão...". A coisa só piorava.

Nesta hora, meu sobrinho, nem um ano mais velho que a pequena, que estava brincando ali perto, resolveu interferir e resolver a questão de uma vez. Sem nem interromper o que estava fazendo, apontou: "Os instrumentos estão naquela caixa."

E é isso. Memento era instrumento, bobô era tambor e lolão era violão. Simples assim. A criança foi brincar, feliz da vida, e a tia perdeu um pouquinho mais de moral naquele dia por não ser capaz de entender uma coisa tão óbvia.

Memento.
Image courtesy of nuttakit at FreeDigitalPhotos.net

Um comentário: