domingo, 27 de dezembro de 2015

Labyrinx

Este ano eu tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de um grupo de amigos que está criando um jogo de tabuleiro chamado Labyrinx. O jogo já está na fase de testes e eu participei de dois deles até agora: um só para amigos, na casa de um dos criadores do jogo, e outro aberto para o público em geral, na Redbox, uma loja de jogos / livraria / reduto nerd no Centro do Rio de Janeiro que eu só descobri graças a esse evento, já que fica escondida no fim do corredor do quarto piso de uma galeria localizada em uma ruazinha de pedestres no Centro.

"+7 de furtividade." (desculpa, gente, mas post sobre jogo sem piada nerd não dá)
© Michaeleisenhut | Dreamstime.com - A Single Red 20-sided Die On White Photo

Piadas bobas à parte, o jogo é muito, muito legal. Eles já fizeram eventos de teste em várias outras ocasiões, inclusive no 8º Encontro Board Game em São Paulo e no Diversão Offline. Não vou contar todos os detalhes do jogo porque pra isso já existem a página no Facebook, o blog no Tumblr e a conta do Instagram, mas é um jogo que tem todos os elementos para me agradar. É um jogo de estratégia e aventura com um componente de RPG que me conquistou de cara, mas que pode facilmente ser ignorado por aqueles que não têm interesse nesse tipo de coisa. Um jogador pode incorporar Avra Kardorem, feiticeira das Torres Perdidas e Guardiã dos Últimos Segredos, destruindo às gargalhadas o labirinto criado pelo Rei Louco e saboreando o caos que a sua vingança está trazendo ou pode simplesmente usar sua carta de personagem para, uma vez por rodada, tirar do jogo duas cartas quaisquer de forma a dificultar o caminho dos adversários e impedir que eles marquem pontos.

Agora, por que motivo alguém não iria querer ser a Feiticeira das Torres Perdidas está além da minha compreensão.
© Rolffimages | Dreamstime.com - Power Revealed Photo

Como o Labirinto começa invisível e se revela a cada jogada na direção que cada jogador escolher e com cartas tiradas de uma pilha embaralhada no início do jogo, é impossível jogar duas vezes no mesmo Labirinto. Mesmo durante o jogo, o Labirinto muda: partes são destruídas, trocadas de lugar, substituídas por outras partes dependendo do talento de cada personagem e de como cada um usa o seu talento. Alguns personagens arrombam portas, outros atravessam paredes, monstros atacam os aventureiros e armadilhas surgem onde menos se espera. No último evento de testes do qual eu participei, joguei duas vezes e pude perceber como o ritmo do jogo mudou de uma partida para outra mesmo sendo praticamente os mesmos jogadores nas duas vezes.

Apesar de todas essas variações possíveis, a mecânica do jogo é simples e ele é bastante dinâmico. Até o último instante o jogo pode virar e quem já tinha recolhido mais tesouros no Labirinto se vê de repente sem nada.

Se tudo correr conforme o planejado, o jogo vai ser lançado em 2016, por isso eu recomendo, para quem gosta de jogos de tabuleiro e quer experimentar um jogo diferente, ou para quem não é de jogar mas está querendo fazer coisas novas em 2016, que fique atento, curta a página no Facebook, siga o blog, mande um e-mail pra eles pedindo pra ser avisado dos próximos eventos de teste e do lançamento oficial do jogo.

Em 2016, o Labirinto se expande.

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/rednerdsgames/?fref=ts
Tumblr: http://rednerdsgames.tumblr.com/
Instagram: https://www.instagram.com/rednerdsgames/

http://rednerdsgames.tumblr.com/post/121597394575/o-que-é-o-labyrinx

Nenhum comentário:

Postar um comentário