domingo, 6 de dezembro de 2015

Jess, a Guardiã Visionária do Mundo

Continuando a leitura de "A Sociedade Cinderela", o capítulo 2 terminou com Jess na casa de Cassandra para uma festa do pijama. Depois que Cassandra garantiu a Jess que Lexy não estaria presente, as duas se reuniram às outras garotas na cozinha. Além de Kyra e Sarah Jane, líderes de torcida que parecem "saídas de capas de revista adolescente" e de Cassandra, ex-líder de torcida que "[faz] com que as duas [pareçam] quase comuns", estão lá também Gwen, "campeã estadual de vôlei que poderia muito bem ter trocado o esporte por um contrato como modelo", "uma rainha de concurso de beleza chamada Mel" e mais meia dúzia de garotas que provavelmente também são lindas e perfeitas e sabefasfddbvfdd. Oops, desculpa aí, gente, dei uma cochilada agora em cima do teclado. É que a Jess não para de falar e falar e falar sobre como todas as Garotas Populares do Bem são lindas, perfeitas e melhores do que os mortais comuns e essa tietagem já está ficando cansativa, mesmo para uma adolescente insegura que está deslumbrada por poder andar com a turma popular.

Enfim, nas horas seguintes as garotas conversam, riem e se empanturram de shakes deliciosos, wraps cremosos e picantes, e aí me deu fome e eu tive que largar o blog um instante pra pegar alguma coisa pra comer na cozinha.

Quase a mesma coisa. Está muito tarde pra ligar o mixer pra fazer shake, e eu não sei fazer wrap, tá?

Vou dar um desconto para o deslumbramento da Jess por estar comendo na mesma cozinha em que o Ryan toma café da manhã todos os dias e por passar em frente à porta do quarto dele no caminho para o banheiro, porque 16 anos são 16 anos. Mais difícil de engolir são os parágrafos e mais parágrafos (sério, muitos parágrafos!) que ela passa repetindo sem parar como é incrível que aquelas garotas lindas e descoladas a estejam "tratando como um ser humano normal". Tá bom, Jess, todo mundo já entendeu: você é uma pária, uma rejeitada pela sociedade, sua auto-estima é baixa, ninguém te ama, ninguém te quer, ninguém te chama de meu amor. Vamos falar do broche e do convite misterioso agora, sim?

Finalmente, depois que todas já foram dormir, Jess e seis outras meninas, novatas como ela, são convocadas no meio da madrugada para uma cerimônia de iniciação. Imaginem-se agora vocês, na casa de uma pessoa que nunca viram na vida, junto com uma dúzia de outras pessoas que (mal) conhecem há dois meses. Metade do grupo é acordado no meio da madrugada pela outra metade e levado até o terraço, onde, sem nenhuma explicação, todas são colocadas sentadas em semi-círculo, cada uma com uma doida psicopata Irmã de pé atrás de si, vestindo uma túnica branca e segurando uma vela acesa. Eu vou transcrever aqui o início da cerimônia de iniciação só para dar o clima.

Mais ou menos assim, só que menos engraçadinho e mais Atividade Paranormal 3.

"Paige ergueu as mãos, palmas para cima, e se dirigiu a nós com uma voz baixa e melodiosa: 
— Quem entra no Círculo Sagrado? 
— Nós, as Irmãs da Sociedade, — disseram Sarah Jane e a fileira de trás. 
— O que as traz ao Círculo? 
— Buscamos voltar a preencher o rol da Irmandade. 
— A Irmandade aceita sua missão. 
(...) 
Paige ergueu sua vela branca, as Irmãs levantando as roxas em resposta. 
— Viemos aqui esta noite, — começou ela, — em nome da Irmandade, para trazer novas Irmãs à nossa congregação. Oferecemos a vocês uma oportunidade, jovens Irmãs. Somos a nova face das mulheres. Nossa liderança trará a aurora de uma nova era. 
Um coro de vozes respondeu atrás de mim: 
— Celebramos nossa verdadeira força."

Eu não sei quanto ao resto de vocês, mas eu já saí dali correndo de pijama mesmo, pulei o muro e voltei pra casa a pé.

Eu vou enfatizar de novo, porque essa parte realmente me deixou bolada, que essa cerimônia não representa a etapa final de um processo de captação de novos membros durante o qual Jess e as outras "jovens Irmãs" foram apresentadas à Sociedade Cinderela e decidiram se juntar a ela por se identificarem com seus valores e seus objetivos. Elas simplesmente receberam um convite para passar a noite na casa da Cassandra, lancharam, bateram papo, foram dormir e no meio da madrugada foram acordadas e trazidas de pijama para o terraço onde um monte de garotas de túnicas brancas e carregando velas acesas começou a entoar cânticos sobre a Sociedade, a congregação e a aurora de uma nova era. Até onde a Jess e as outras sabem, o próximo passo pode muito bem ser uma rodada de suco de uva do reverendo Jim Jones.

Mas nada disso importa para Jess, que está encantada por ser uma das escolhidas e por ser aceita pelas populares. Sua única preocupação ainda é que isso seja tudo uma pegadinha armada por Lexy, porque como é possível que essas Garotas Populares do Bem incríveis, fantásticas e maravilhosas a considerem digna dfdvdfgfddddd... Opa, desculpa aí, peguei no sono de novo. Vamos resumir logo esse negócio: mais velas são acesas, promessas são feitas, lágrimas são derramadas e, voilà! Jess agora é uma Cindy! Porque ela possui "o dom excepcional da liderança", "determinação inabalável" e "firme lealdade" e é "uma defensora da justiça e uma guardiã visionária do mundo". Palavras da Paige, não minhas, tá? Ah, e a Jess também ganha um pingente de borboleta. Isso pode ser importante mais tarde.

Fim do terceiro capítulo, 14% do livro já foi e a Sociedade Cinderela finalmente deu as caras, com sua missão de trazer a aurora de uma nova era, seja isso o que for. Eu acho o máximo que Jess, com seu "dom excepcional de liderança", entre sem questionar para essa irmandade sobre a qual a única coisa que ela sabe é que é formada por garotas bonitas e populares. Ela está preocupadíssima com o fato de que pode não ser digna de fazer parte desse grupo de garotas tão lindas e perfeitas, mas em nenhum momento demonstra preocupação em saber o que diabos é essa nova era que ela vai ajudar a trazer: pelo tanto que ela sabe, pode ser a ascensão do Quarto Reich, a tomada do poder pelo Estado Islâmico ou a instauração do governo totalitário de "1984".

"Valeu a pena."
© Alonesdj | Dreamstime.com - Bomb On The Road. Background A Nuclear Explosion. Photo

Como metade desse capítulo foi a festa do pijama e a outra metade foi a cerimônia de iniciação, ao invés de fazer o resumo do capítulo, vou fazer a ficha dos personagens apresentados até agora.

Nome: Jessica (Jess) Parker
Papel na trama: Protagonista
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: 16 anos. Carinha de menina. Sardas. Um esfregão castanho e sem brilho como cabelo.
Personalidade: Estudiosa. Não tem amigos e se considera patética, uma pária social.
Interesses e hobbies: Líder de torcida. Constrói casas para o Habitat Para a Humanidade, serve sopa para os necessitados e trabalha na Sociedade Humanitária ajudando animais abandonados. Trabalha na loja de artigos New Age da avó, "Presentes Celestiais". Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Você tem certeza de que queriam me escolher?"

Nome: Alexandra (Lexy) Steele
Papel na trama: Garota Popular Malvada
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: Cabelo preto, liso e longo.
Personalidade: Popular. Culpa Jess por não ter conseguido entrar para a equipe de líderes de torcida. Espalhou na escola o boato de que Jess despreza as outras líderes de torcida da equipe e queria mesmo é ser líder de torcida na escola rival. Atormenta e humilha Jess sempre que pode.
Interesses e hobbies: Fez teste para líder de torcida e não foi classificada.
Fala mais marcante: "Nem mesmo os fracassados perdem tempo com você. Isso deve mesmo fazer com que se pergunte o que há de errado com você."

Nome: Sarah Jane Peterson
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: Linda, parece uma estrela de cinema. Cabelo louro brilhante. Maçãs do rosto salientes. Pernas longas.
Personalidade: Popular. Tranquila, não age como uma diva.
Interesses e hobbies: Capitã da equipe de líderes de torcida, junto com Kyra. Membro da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Não fique com medo. Você está destinada a ser uma de nós."

Nome: Kyra Gonzalez
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: Linda, parece uma estrela de cinema. Cabelo castanho. Pele perfeita.
Personalidade: Popular. Tranquila, não age como uma diva.
Interesses e hobbies: Capitã da equipe de líderes de torcida, junto com Sarah Jane. Membro da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Não tão rápido, chica. Você não quer saber o porquê de tudo isso?"

Nome: Cassandra (Cassie) Steele
Papel na trama: Garota Popular do Bem Sênior
Ocupação: Estudante universitária
Características físicas: Mais bonita que Sarah Jane e Kyra. Cabelo cor de chocolate, espesso e brilhoso. Sorriso de 1 megawatt.
Personalidade: Popular.
Interesses e hobbies: Ex-líder de torcida da MSH. Líder de torcida da Universidade da Georgia. Mora em uma mansão na parte rica da cidade. Membro da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Entre, Jess. Juro que somos inofensivas."

Nome: Ryan Steele
Papel na trama: Interesse Romântico Inatingível da Protagonista
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: Alto e musculoso. Peito largo. Cabelo escuro, sedoso e esvoaçante. Olhos azuis. O maxilar bem-definido de Jake Gyllenhall. Voz de barítono. Usa perfume da linha Cool Water. Sotaque sexy e arrastado do Sul.
Personalidade: Popular. Gentil com todos, até mesmo com os geeks e nerds. Tem o bom e velho charme do Sul.
Interesses e hobbies: Quarterback do time de futebol americano.
Fala mais marcante: "Vai ser sempre assim com a gente agora? Trombando um no outro em todos os lugares?"

Nome: Heather Katherine Clark
Papel na trama: Loser
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: N/A
Personalidade: Única aluna da escola que é legal com Jess. Leprosa social. Está sendo chantageada por Lexy.
Interesses e hobbies: Faz compras na "Presentes Celestiais".
Fala mais marcante: "Tenha um ótimo verão, Jess."

Nome: Paige Ellis
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: Recém-formada no ensino médio (estudante universitária?)
Características físicas: N/A
Personalidade: Popular. Influente entre os demais membros da Sociedade Cinderela. Gente boa e pé no chão.
Interesses e hobbies: Membro da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Namastê, Irmãs. Sejam bem-vindas à Sociedade Cinderela."

Nome: Melanie (Mel) Davis
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: Rainha de concurso de beleza. Alérgica a gatos.
Personalidade: Popular. Serena. Espírito pacificador.
Interesses e hobbies: Rainha de concurso de beleza. Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Pode ser uma boa ideia. Eles normalmente separam os cães dos gatos, não é mesmo?"

Nome: Gwen Fielding
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: Poderia ser modelo.
Personalidade: Popular.
Interesses e hobbies: Campeã estadual de vôlei. Membro da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Acho que nenhum lugar é tão animado quanto Daytona. Vôlei de praia todos os dias enquanto estávamos lá."

Nome: Cherie
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: Atriz
Características físicas: N/A
Personalidade: Popular.
Interesses e hobbies: N/A
Fala mais marcante: "Prefiro Manhattan a Daytona em qualquer época. Broadway, baby."

Nome: Gaby
Papel na trama: Garota Popular do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: N/A
Personalidade: Nerd.
Interesses e hobbies: Membro da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Longa vida para a Irmandade."

Nome: Katrina Walker
Papel na trama: Figurante do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Eu aceito o chamado."

Nome: Chandi Prasad
Papel na trama: Figurante do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Eu aceito o chamado."

Nome: Hannah Campbell
Papel na trama: Figurante do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Eu aceito o chamado."

Nome: Nalani Akina
Papel na trama: Figurante do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Eu aceito o chamado."

Nome: Alicia Gallagher
Papel na trama: Figurante do Bem
Ocupação: N/A
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: Membro recém-incorporado da Sociedade Cinderela.
Fala mais marcante: "Eu aceito o chamado."

Nome: Morgan
Papel na trama: Figurante Popular Malvada
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: N/A
Personalidade: Puxa-saco principal de Lexy.
Interesses e hobbies: N/A
Fala mais marcante: N/A

Nome: Dale Boone
Papel na trama: Figurante
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: N/A
Fala mais marcante: "Ouvi falar que Frau Gardner deu a mesma prova de alemão três anos seguidos."

Nome: Sr. Norman
Papel na trama: Figurante
Ocupação: Professor de álgebra
Características físicas: Quarenta e tantos anos.
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: Lê The Calculus News de cabo a rabo.
Fala mais marcante: "Ótimo trabalho, Jess. Transferir-se no meio do semestre é difícil, mas suas notas estão entre as melhores da turma. Seu professor de matemática anterior ficaria orgulhoso."

Nome: Joe
Papel na trama: Figurante
Ocupação: Inspetor escolar
Características físicas: N/A
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: N/A
Fala mais marcante: N/A

Nome: Rick
Papel na trama: Figurante
Ocupação: Inspetor escolar assistente
Características físicas: Gato, pouco mais velho que os estudantes do ensino médio.
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: N/A
Fala mais marcante: N/A

Nome: Loura oxigenada sexy da semana
Papel na trama: Pessoa Totalmente Errada Para o Interesse Romântico Inatingível da Protagonista Mas Ele Ainda Não Percebeu
Ocupação: Estudante do ensino médio
Características físicas: Loura oxigenada. Voz anasalada. Seios imensos.
Personalidade: N/A
Interesses e hobbies: N/A
Fala mais marcante: "Preciso de um lugar na sombra ou vou ficar cheia de sardas."

Nome: Mãe da Jess
Papel na trama: Mãe da Protagonista
Ocupação: Do lar.
Características físicas: Grávida de gêmeos.
Personalidade: Era uma Mulher Super Focada Na Carreira e Sem Tempo Para a Família até ficar grávida dos gêmeos e largar o emprego para ficar em casa com eles.
Interesses e hobbies: Era uma importante auditora até engravidar e virar a "SuperMãe das (sic) Bilhões de Perguntas".
Fala mais marcante: "Precisamos começar a pintura do quarto dos bebês. Vai chegar a tempo de me ajudar pela manhã?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário