quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Limonada

Eu sempre tive horror a esse negócio de "suco verde". Eu já não sou, assim, super chegada em verdura, só como porque faz bem e é necessário; a ideia de colocar verdura no suco, então, eu achava uma excelente maneira de estragar uma coisa tão boa que é suco. Até que tive uma consulta com uma nutricionista tão legal que até vou fazer propaganda de graça aqui: Dra. Daiana Serpa, da Nutrate. Ela foi tão simpática e teve tanta boa vontade pra responder à lista de perguntas que eu levei pra consulta que quando, no fim da consulta, ela me perguntou se eu aceitaria experimentar um suco verde, não tive coragem de dizer que não.

Saí do consultório com a receita de gelo verde na mão, passei no supermercado para comprar os ingredientes e, quando chegou a hora de provar o tal suco, descobri que acho ótimo. E, assim, três meses depois, após algumas experiências com a receita, publico aqui a minha nova receita preferida de limonada.

Primeiro, o gelo verde que, obviamente, tem que ficar pronto antes.

Ingredientes:
  • 2 xícaras de couve picada
  • 1 xícara de agrião picado
  • 1 litro de água de coco
Obs. Já vi receitas que levam gengibre, hortelã e outras coisas. Eu não uso porque não gosto.

Preparo:
  1. Bata tudo no liquidificador.
  2. Coloque nas formas de gelo.
  3. Coloque as formas no freezer. Quando congelar, está pronto seu gelo verde.
As minhas formas de gelo fazem umas pedras de gelo meio pequenas: esta receita dá pra encher duas formas de 21 pedras cada uma e ainda sobra um pouco.

Agora, a limonada.

Ingredientes:
  • 1 litro d'água
  • 3 limões
  • 5 colheres (sopa) de chia
  • 10 pedras de gelo verde
  • açúcar a gosto
Obs. Chia é uma semente miudinha que pode ser comprada em qualquer "Mundo Verde" ou um de seus genéricos. Eu nem sinto o gosto dela na limonada, mas estava na receita original que a Dra. Daiana me deu e é tão aclamada pelos seus benefícios para a saúde e para ajudar a emagrecer que eu vou deixando ela na receita, não custa nada.

Preparo:
  1. Coloque na jarra todos os ingredientes, começando pelo gelo que é pra ele já ir derretendo e facilitar na hora de bater.
  2. Misture a limonada até o gelo derreter.
Obs. Como as minhas pedras de gelo são pequenas e no verão do Rio de Janeiro faz um milhão de graus centígrados, só de bater a limonada com a colher algumas vezes, o gelo já derrete. Se a sua forma de gelo faz pedras maiores e/ou você vive menos distante da linha do Equador, talvez precise apelar para o mixer ou o liquidificador.

Obs muito importante: Se você for deixar a jarra, os copos, o liquidificador ou qualquer outro utensílio que tenha entrado em contato com a limonada de bobeira na pia pra lavar depois, deixe-os cheios de água: caso contrário, quando você for lavar, vai estar tudo melado e grudado no interior dos recipientes, cortesia da chia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário