sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Três Palavras Que Não Existem e/ou São Usadas de Forma Errada

Todo mundo gosta de causar uma boa impressão. É natural e saudável. E se expressar bem, demonstrando fluência e um bom vocabulário, é uma forma de causar uma boa impressão. Quando você usa uma palavra de forma incorreta, no entanto, com um sentido que ela nunca teve, acaba ficando menos parecido com o Rui Barbosa e mais com o Odorico Paraguaçu.

"Quando você disse que ele tinha escrito 'esquerda comunista, marronzista e badernenta' no e-mail, juro que achei que você estivesse me zoando!"
(Image courtesy of David Castillo Dominici at FreeDigitalPhotos.net)

Simplório
simplório
sim.pló.rio
adj (de simples) Diz-se do indivíduo muito crédulo, ingênuo ou papalvo, que se deixa enganar ou ludibriar com facilidade.

Ou seja, se a documentação do sistema, o manual do usuário ou a descrição do processo estão simplórios, joga essa porcaria fora antes que o estrago seja pior. Se por outro lado, o documento for só um esboço, estiver pouco detalhado, resumido ou incompleto, aí realmente dá pra quebrar o galho enquanto a versão definitiva não fica pronta. Só não dá essa tarefa pra gente simplória, porque é assim que a maioria dos problemas começa.

"A documentação ainda está assim, meio simplória, mas já é um começo, né?"
(Original image courtesy of Idea go at FreeDigitalPhotos.net)

Acertividade

Assertividade, assim mesmo com "ss", é a característica de quem é assertivo, positivo, firme na sua afirmação. "Acertividade"... não existe. "Acertivo" também não existe. Existe acerto, é verdade, mas parou por aí. Uma coisa pode estar certa, correta, exata, verdadeira, mas nunca estará "acertiva" e, portanto, nunca terá uma "acertividade" que possa ser verificada. Ou seja, só de tentar avaliar a "acertividade" de alguma coisa, você já está, por definição, errado.

"Zero pra você."
(Image courtesy of patrisyu at FreeDigitalPhotos.net)

Meiados

"Meiados" também não existe, sinto muito: a palavra que você está procurando é meados, sem o "i". Se a data a que você está se referindo cai lá pelo dia 15, é em meados do mês, e não em "meiados".

"Mas," alguém poderia argumentar, "meio tem 'i', e 'meiado' vem de meio, então...". Então, nada. Ceia tem "i" e cear não tem. Eu também não entendo a maioria dessas regras, mas você pode procurar um linguista, se quiser, e perguntar: tenho certeza que ele vai ter o maior prazer em explicar.

"Magia."
(Image courtesy of marcolm at FreeDigitalPhotos.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário