quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Não é Nada

O povo adora compartilhar isso no Facebook: n expressões que as mulheres usam e o que elas realmente querem dizer. E cada vez que uma dessas pérolas dá as caras na minha linha do tempo me bate aquela vergonha alheia, aquela raiva de mulher que faz esse tipo de joguinho e dá má fama à categoria, e de homem que deixa esse tipo de mulher se criar, que se estressa mas depois ri e sacode a cabeça: "Mulher é tudo doida."

Eu juro que não sei que vida é essa que esse povo leva que é tão descomplicada e sem estresse que eles aparentemente ficam entediados e precisam criar complicação onde não tem. Tanta coisa mais divertida pode ser feita no tempo que um perde dizendo o que não sente enquanto o outro tenta decodificar pra descobrir qual era a verdadeira intenção por trás da frase. Gente, se vocês não conseguem pensar em nada mais legal pra fazer com o tempo que economizariam dizendo as coisas de forma direta, você estão fazendo isso MUITO errado.

Bom, não era bem a isso que eu me referia, mas... enfim, ainda é mais divertido do que esses joguinhos.
(Image courtesy of imagerymagestic at FreeDigitalPhotos.net)

Não é nada.

Você está irritada. Com ele, com você mesma, com a vida, não importa. Você está chateada e dá pra perceber, e o namorado vira pra você pergunta: "O que foi?". Nesse momento, você tem duas opções, e preste atenção porque são só duas mesmo. A primeira — e mais eficiente no sentido de resolver o problema que está te irritando — é dizer "Estou irritada / ofendida / magoada / <escolha o seu estresse> com tal ou qual coisa que você fez ou deixou de fazer." Essa estratégia tem várias vantagens, a primeira e mais óbvia sendo o fato de que pode ser que ele não tenha feito ou deixado de fazer de propósito. Na verdade, o mais provável é que não tenha mesmo, porque, se ele faz de propósito coisas que te irritam, minha filha, o que é que você ainda está fazendo ao lado desse psicopata?

"AMOR, ACORDA! ESTÁ NA HORA DE VOCÊ FAZER O MEU CAFÉ DA MANHÃ!"
(Image courtesy of imagerymagestic at FreeDigitalPhotos.net)

Bom, fora essa pessoa que eu espero que tenha parado de ler o blog pra ir terminar com o psicopata, o resto de nós que somos normais pode muito bem explicar para o namorado o que foi que ele fez ou deixou de fazer que nos irritou. Se ele vai mudar de atitude por causa disso? Não sei. Pode ser que sim. Pode ser que ele tenha seus motivos e você é que precise entender. Pode ser que ele não só não mude como ainda se ofenda porque você ficou irritada pelo que ele considera uma trivialidade. O fato é que, ao dizer claramente o que foi que ele fez ou deixou de fazer, você estará economizando um tempo precioso que, caso contrário, seria gasto com ele tentando descobrir, por tentativa e erro, como te desemburrar.

Um tempo que — não custa repetir — poderia ser melhor empregado.
(Image courtesy of stockimages at FreeDigitalPhotos.net)

E ainda há outro motivo muito importante para optar pelo diálogo franco ao invés da estratégia do "não é nada". Na qualidade de pessoa que já esteve do outro lado desse jogo (sim, eles também sabem jogar o jogo do "não é nada"), eu posso garantir que é uma sensação horrível. Você sabe que alguma coisa não está bem, você desconfia que é por sua causa, mas você não faz a menor ideia do que foi que você fez. Você está preso naquela situação ruim e não sabe como sair dela porque, repito, você não sabe o que está acontecendo e ninguém te conta. Não é uma situação na qual você queira colocar uma pessoa de quem você gosta. Se é, sinto muito te dizer, mas a psicopata aqui é você.

"Ah, amor, desculpa: acho que apaguei a sua tese de doutorado. É, o backup também. Oops."
(Image courtesy of marin at FreeDigitalPhotos.net)

A outra opção também aceitável é dizer "não é nada com você, não: foi uma coisa muito chata que aconteceu no trabalho / na reunião de condomínio / no aniversário da minha avó / <escolha o seu problema>, mas eu não estou com vontade de conversar sobre isso agora". E não é preciso dizer que essa resposta só vale se realmente não é nada com ele, né? Como assim, precisa? Ai, ai... Tá bom, então: só vale dizer para o namorado que o problema não é com ele se o problema realmente não for com ele. Está claro, agora? Muito bem.

Você é quem sabe.

Tudo bem, eu sei que homem às vezes é que nem criança e faz uma pergunta cuja resposta já sabe na esperança de que, sei lá, você esteja distraída e dê a resposta que ele quer ouvir. Mas isso não é desculpa pra responder "você é quem sabe" deixando implícita a ameaça, aquele "faz diferente do que eu quero pra você ver o que te acontece". Essa resposta é cretina por dois motivos: primeiro porque ele pode até estar sendo infantil, mas ele não é uma criança e você não é a mãe dele pra ficar fazendo ameaça nem pra colocar ele de castigo se ele não fizer as coisas do jeito que você acha correto. E se você (ou ele) tem alguma dúvida a esse respeito, a sua relação tem problemas bem mais sérios do que seja o que for que ele está querendo fazer e você não quer.

O segundo motivo pelo qual usar essa resposta como arma é uma coisa horrível de se fazer é que às vezes ele realmente não sabe o que você prefere e está tendo consideração o suficiente por você para perguntar. E aí dizer "você é quem sabe" só para preparar uma armadilha e induzi-lo a fazer a escolha "errada" é coisa de quem não tem nada melhor para fazer da vida.

Sério, gente: de quantas sugestões mais vocês precisam?
(Image courtesy of stockimages at FreeDigitalPhotos.net)

A única situação em que "você é quem sabe" é uma resposta aceitável é quando realmente não faz diferença e qualquer coisa que ele escolha está boa pra você. Caso contrário, fala logo o que você quer e para de esperar que ele leia a sua mente.

Esquece.

Se você diz "esquece" e depois se irrita porque ele esqueceu o assunto mesmo, procure ajuda profissional, porque o seu caso é sério. Que tipo de pessoa consegue, com uma frase de uma única palavra, dizer o contrário do que pretendia? Só diga "esquece" se for pra esquecer mesmo; caso contrário diga "vamos dar um tempo nesse assunto e conversar mais sobre isso outra hora, com mais calma", diga "em casa a gente conversa", diga "não vamos discutir isso agora, na frente dos seus amigos", recite a letra inteira e sem cortes de "Faroeste Caboclo", se quiser, só não diga "esquece", não se depois você vai voltar ao assunto quando ele menos esperar e com fúria redobrada. Ou se vai ficar de cara amarrada pelo resto na noite e, quando ele perguntar qual o problema, você vai responder "não é nada".

Se você não vai fazer isso pelo bem do seu namorado e da sua relação, faça isso por todas nós, mulheres normais e (razoavelmente) equilibradas que não aguentamos mais levar a fama por causa da sua esquizofrenia.

E, acredite, nós não temos a mesma paciência que o seu namorado tem com você.
(Image courtesy of marin at FreeDigitalPhotos.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário