sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Frango Desfiado ao Molho de Iogurte

Esta receita é minha, inventada hoje. Adoro cozinhar, mas ainda me atrapalho com certas coisas super básicas, por isso vou escrever a receita de maneira que até cozinheiros do meu calibre entendam. Quem se garante mais do que eu na cozinha pode ir pulando as partes óbvias que eu não fico ofendida.

Ingredientes:
  • 200g de filé de peito de frango desfiado
  • 1 pote de iogurte natural (eu sempre uso iogurte desnatado)
  • 1 limão
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 colher (café) de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de castanha de caju
  • 2 colheres (sopa) de uva passa
  • sal a gosto (tenho horror desse negócio de "a gosto", mas neste caso não atrapalha: daqui a pouco explico)

Antes de começar, três observações sobre os ingredientes:
  1. Se você tiver disposição pra temperar, cozinhar e desfiar o frango, vá em frente. Eu só uso aquele frango desfiado da Rica que já vem temperado, cozido e desfiado.
E nem estou ganhando pra fazer propaganda!
  1. Quanto ao alho, sinta-se à vontade para pegar um dente de alho e picar bem picadinho. Eu compro alho picado e acho ótimo.
Sério, gente, não estou recebendo pra fazer propaganda, não: pode usar a marca que quiser ou picar seu próprio alho. Só quero facilitar a vida dos marinheiros de primeira viagem que às vezes nem sabem que isso existe.
  1. Por último, o "sal a gosto": detesto quando colocam "a gosto" em uma receita (sal a gosto, pimenta a gosto, açúcar a gosto) porque, puxa, eu sei quão salgada (ou apimentada ou doce ou etc) eu quero que a comida fique, mas não sei qual é a quantidade de sal, pimenta, açúcar etc vai dar esse sabor! Me dá pelo menos um valor de referência, né! Neste caso, porém, não tem problema porque o molho pode ir sendo provado à medida que se coloca o sal. Eu, pessoalmente, não coloquei sal nenhum, então recomendo começar daí e, se necessário, ir colocando sal e provando até achar que ficou bom. Depois, não esqueça de anotar quanto você usou para a próxima vez que fizer a receita!

Preparo:
  1. Em uma tigela, misture o iogurte, o suco do limão, o orégano, o alho e o sal.
  2. Coloque um pouco de azeite em uma panela para refogar o frango.
Referência para quem não tem noção do quanto é "um pouco de azeite".
  1. Refogue o frango em fogo alto. Como ele já está cozido mesmo, pode ser até ele dourar ou até você enjoar de ficar mexendo na panela.
  2. Quando você resolver que o frango já está refogado o suficiente (eu levei uns 5 minutos), baixe o fogo para poder continuar com calma, sem medo de queimar a comida.
  3. Acrescente o molho, as castanhas e as passas.
  4. Misture bem.
  5. Está pronto! Pode levar para a mesa com acompanhamento de arroz e salada ou usar como recheio de sanduíche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário