Minha tentativa de hoje de recuperar meus pontos sequestrados resgatados do Claro Clube consistiu de uma única ligação:
- Liguei para a Claro, recebi o número de protocolo (já interagi com aquela URA da Claro tantas vezes essa semana que já estou quase adicionando ela no Facebook) e selecionei a opção 9 ("Falar com um de nossos atendentes").
- A atendente T. me poupou o trabalho de contar minha história triste pela enésima vez, me avisando que o sistema está em manutenção, portanto não seria possível realizar nenhuma operação pelas próximas 24 horas, porque nesse período é impossível acessar qualquer dado de cliente.
Para aqueles que trabalham com TI, o absurdo da situação é óbvio. Aos que não trabalham proponho um exercício simples. Pense na última vez que o seu computador rodou o Windows Update. Melhor ainda: pense na última vez que você (ou o seu primo que entende de computador) precisou reinstalar o Windows no seu computador, baixar todas as atualizações e patches, reinstalar o antivírus, atualizar todas as definições de vírus, reinstalar todos os seus jogos e aplicativos. Lembrou? Agora, me responda: levou 24 horas para refazer a máquina inteira? Aposto que não, né?
Pois é. Já o aplicativo que os atendentes da Claro usam requer 24 horas para ser atualizado. Não que isso não seja possível. Consigo imaginar várias explicações perfeitamente lógicas para isso:
- A Claro não tem servidor de desenvolvimento: a equipe de desenvolvimento trabalha no servidor de produção.
- O servidor de produção e o servidor de desenvolvimento compartilham a mesma tomada. Para ligar o servidor de desenvolvimento para trabalhar na manutenção, precisam desligar o servidor de produção. Na Claro não tem benjamim.
- A equipe faz
e testaas alterações necessárias no servidor de desenvolvimento e a versão nova é colocada em produção de forma artesanal, por uma equipe de monges jaínas que fizeram voto de silêncio e transferem os arquivos byte a byte para o servidor de produção.
Fonte: http://www.quickmeme.com |
Para encerrar, deixo aqui uma tirinha do meu site preferido com uma piada que só o pessoal de TI vai entender, mas, paciência.
Fonte: xkcd.com |
Estatística atualizada:
Telefonemas para a Claro: 8
Números de protocolo: 8
Vezes que eu contei a história: 8
Atendentes: 10
Tempo gasto no telefone: 1:01:24
Soluções: 0
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