domingo, 30 de dezembro de 2012

Sumaj Inty Nan

Prosseguindo com a minha proposta de comprar CDs de músicos de rua, na semana passada eu comprei o CD "Louvores ao Senhor - volume 3", do grupo equatoriano Sumaj Inty Nan, que estava tocando na esquina da Rua Gonçalves Dias com a Rua do Rosário na hora do almoço.

Não foi fácil obter informações sobre o grupo com base no e-mail de contato apenas, por isso espero ter escrito o nome corretamente (também encontrei as grafias Sumaj Inti Nan, Sumaj Inti Ñan e Sumaj Inty Ñan). Além disso, eles tinham vários CDs diferentes, mas na hora não prestei atenção em qual estava comprando, pois meu interesse era no trabalho do grupo, e não em uma música em especial. Assim, acabei sem entender a escolha do repertório para índios equatorianos que se apresentam vestindo o que para mim, na minha total ignorância sobre as tradições e folclore do Equador, pareciam roupas típicas.

Se as músicas fossem em espanhol ou no idioma nativo deles (que, confesso, não sei qual é), eu não diria nada, pois sei que existem cristãos também entre a população indígena. O fato de serem músicas em português, no entanto, me faz pensar mais em alguém dizendo: "Pessoal, divulgar a nossa cultura e as nossas tradições é muito bacana e coisa e tal, mas a gente também precisa pagar as contas: vamos incluir no repertório também alguma coisa mais popular."

Enfim, antes hinos cristãos do que funk: as músicas escolhidas são muito bonitas e o grupo faz um bom trabalho com elas (apesar de precisarem urgentemente de alguém que faça a correção do português, cheio de erros, da capa e da contracapa). Tocar, sem voz, música que foi composta com letra e melodia é um risco, porque a melodia tende a ficar repetitiva sem a letra, mas acho que eles se saíram bastante bem tanto na escolha das músicas quanto na sua execução. Comparei algumas das músicas com os originais disponíveis no YouTube e vi que eles não se arriscaram, mantendo os arranjos originais, mas funcionou bem: o CD é muito gostoso de escutar, mesmo para mim que só conhecia a primeira música.

Vou ficar atenta para ver se os encontro de novo pela cidade, para me informar mais e, se possível, comprar um CD com músicas mais representativas do trabalho que eles mostram na rua.


Faixas preferidas:
01 - Eu Navegarei
03 - Deus É Fiel
04 - Espírito Santo
15 - Sabor de Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário