segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A Volta dos que Não Foram

Que o Facebook de vez em quando altera as configurações de segurança sem avisar ninguém, tornando público aquilo que se julgava privado, todo mundo já sabe. Mas há outra coisa que volta e meia acontece, não sei se só comigo ou se com outras pessoas também, e que eu não sei se é resultado de falha do site ou de um comportamento meio bizarro dos usuários.

De tempos em tempos, eu dou uma passada de olhos na minha lista de amigos do Facebook e reviso o seu conteúdo. Às vezes passo alguém da lista de Amigos para a de Conhecidos ou vice-versa, dou um voto de confiança e volto a seguir gente que tinha parado de seguir para não me aborrecer ou excluo alguém cuja solicitação de amizade aceitei há muito tempo, só por cortesia, e hoje já não tenho contato com a pessoa há anos, mal me lembro dela e não tenho o menor interesse em lembrar.

Às vezes, também, eu encontro na minha lista alguém cuja foto foi substituída por uma imagem padrão do Facebook. Pode ser porque a pessoa removeu a sua foto de perfil ou porque nunca sequer a colocou. Nesse caso, se eu clico no nome da pessoa, sou direcionada para a página do seu perfil, sem a foto mas com todo o resto lá.


Às vezes, porém, ao clicar no nome de um desses perfis sem foto, eu sou redirecionada para a página do meu próprio perfil. Quando isso acontece, se eu fizer uma pesquisa pelo nome da pessoa, o Facebook não a encontra. Se eu olhar a lista de amigos dos nossos amigos comuns, a pessoa não aparece. Para mim, a explicação para isso sempre foi simples: a pessoa tinha excluído sua conta do Facebook. Ao identificar, em um dia de faxina, uma dessas contas excluídas na minha lista de amigos, o meu procedimento é desfazer a amizade. Afinal, se a pessoa excluiu a conta, não tem sentido ficar com aquele perfil morto-vivo na minha lista de amigos apontando para lugar nenhum.


Só que, recentemente, uma pessoa que tinha "sumido" começou a aparecer de novo no meu feed de notícias, comentando publicações de amigos comuns. Na primeira vez em que isso aconteceu, eu deduzi que a pessoa tinha excluído sua conta do Facebook, depois mudado de ideia, criado uma conta nova e, ao refazer a lista de amigos, não tinha me enviado uma nova solicitação de amizade. Parecia uma explicação bastante razoável, ainda mais considerando-se que a pessoa em questão é uma pessoa impulsiva e esquentada, que já tinha ameaçado encerrar a conta no Facebook outras vezes no passado.

E eu não tinha mais pensado no assunto até que, há algumas semanas atrás, notei a mesma coisa acontecendo com outras pessoas na minha lista de amigos. Gente com quem eu tinha desfeito a amizade porque sua conta tinha sumido de repente voltou a aparecer no Facebook. Não sou paranoica (ou egocêntrica) o suficiente para achar que pessoas se dão o trabalho de me bloquear no Facebook só para que eu ache que elas excluíram sua conta e desfaça a amizade, e ainda por cima depois me desbloqueiam porque... sei lá por quê: como eu disse, não sou assim tão paranoica ou egocêntrica. Mas confesso que agora estou intrigada: tem tanta gente assim excluindo a conta do Facebook e mudando de ideia alguns meses depois? Pela falta de uma explicação melhor, esta ainda fica sendo a explicação mais provável, mas, convenhamos, ela se torna menos provável a cada vez que a história se repete.

E é verdade que eu poderia mandar uma nova solicitação de amizade para essas pessoas, mas para fazer isso com todo mundo eu teria que ficar monitorando para saber se e quando cada um volta para o Facebook. E aí, como eu não vou fazer isso (por diversos motivos, um deles sendo o fato de que eu não tenho tempo nem paciência pra ficar tomando conta da vida alheia), eu ia acabar me reconectando com algumas pessoas e com outras não, e alguém ia acabar achando que tinha sido de propósito, e eu já tenho drama demais na minha vida no momento para querer arrumar mais a essa altura do campeonato.

Assim, resolvi me valer daquela convenção segundo a qual quem chegou depois em algum lugar é que vai cumprimentar quem já estava lá. Como eu entrei no Facebook em 2010 e nunca saí, considero que quem saiu e voltou depois disso chegou depois de mim. De qualquer modo, não deixei de falar com ninguém por causa disso, então tudo acabou bem. Eu acho. Mas eu realmente gostaria de saber o que está acontecendo; portanto, se alguém souber, cartas para a redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário