sábado, 1 de agosto de 2015

E Quando Chega a Noite e Eu Não Consigo Dormir

Post sobre insônia às quatro da manhã só pode ter sido escrito por uma pessoa que não está conseguindo dormir. Assim, espero que ninguém esteja lendo este post de madrugada achando que vai ler alguma dica útil pra ajudar a curar a própria insônia: se eu soubesse, já tinha usado essa estratégia eu mesma e estaria dormindo agora ao invés de escrevendo no blog.

O título deste post é um verso da música "A Noite", música essa que não é só sobre insônia, mas tem esses versos que são perfeitos: "E quando chega a noite e eu não consigo dormir, / Meu coração acelera e eu sozinha aqui." Embora a solidão de que a música fala se refira à distância da pessoa amada, esses versos valem para qualquer tipo de insônia, por qualquer motivo: insônia é uma coisa terrivelmente solitária. Mesmo sabendo que há um monte de gente que também está acordada nesse mesmo instante, por opção ou por insônia também, para o infeliz que não consegue dormir a sensação é de que o mundo inteiro está dormindo, menos ele. No silêncio da madrugada, todas aquelas janelas escuras nos prédios em frente escarnecem do insone, jogando na cara dele que neste exato momento todo mundo está aconchegado debaixo das cobertas, dormindo a sono solto. Todo mundo, menos você.

Felizmente, eu não perco o sono com frequência, mas, mesmo assim, já escutei minha cota de conselhos inúteis a esse respeito.

Já que você não consegue dormir, mesmo, aproveite para fazer alguma coisa útil

Eu não quero fazer alguma coisa útil. Eu não quero estudar, não quero arrumar meu armário, não quero responder meus e-mails nem trabalhar. Eu quero dormir. Se eu quisesse fazer qualquer coisa que não fosse dormir, eu não estaria com insônia, estaria sem vontade de dormir. E estaria feliz da vida fazendo aquilo que quero fazer ao invés de tentar dormir.

Você só pensa que não está com sono, mas tente fazer outra coisa pra ver como vai ficar batendo cabeça

Meu sobrinho de dois anos faz isso: ele fica rabugento e irritado quando está com sono, e aí não dorme porque está rabugento e irritado e não entende que o que ele está sentindo é sono, e vai passar se ele fechar os olhos e dormir. Ao contrário do que pensa a pessoa que dá esse conselho, eu sei o que é sono e sei que se eu dormir isso passa: eu apenas não estou conseguindo dormir.

O que você precisa é levantar bem cedo e não dormir mais: assim, quando chegar a noite, vai conseguir dormir bem

A besta fera dos infernos que fala uma coisa dessas obviamente acha que o insone é um desocupado, desses que passam o dia inteiro jogados no sofá assistindo maratona de série ou jogando videogame e, à noite, não sentem sono, claro, já que não fizeram nada pra gastar energia durante o dia. Essas pessoas não têm dificuldade pra dormir, e qualquer problema que elas não têm é porque não existe. Você só precisa erguer a cabeça, respirar fundo e ir à luta, e seu dia será uma animada montagem de músicas dos anos 80 que terminará com você deitando a cabeça no travesseiro no fim do dia com um suspiro cansado mas feliz, e dormindo o sono dos justos. #sqn

E agora, já tendo desabafado, vou tentar novamente dormir, já que, ao contrário do que pensam uns e outros, tenho mais o que fazer amanhã.

© Haraldmuc | Dreamstime.com - Night Sky With Fullmoon Photo

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Né? :-) E, olha, até que consegui dormir depois. Então, por ora, minha nova receita para insônia é: um banho quente, um pedaço de queijo minas, um copo de suco de pêssego e uma postagem no blog.

      Excluir