quinta-feira, 8 de junho de 2017

Por Que Pedimos Desculpas

Só para deixar bem claro, pedir desculpas é diferente de apenas dizer "desculpa", como quem diz "com licença" já empurrando o outro com o ombro. Nem deveria ser preciso explicar uma coisa dessas, mas, infelizmente, às vezes é.

Por que pedimos desculpas? Pedimos desculpas porque precisamos ser perdoados. Porque a consciência de ter errado gera um sentimento ruim que só vai passar com o perdão. Quem apenas diz "desculpa" não quer ser perdoado. Só pode ser perdoado alguém que errou e quem apenas diz "desculpa" não acha que errou. Quem apenas diz "desculpa" quer mesmo é que o outro diga que ele não fez nada de errado. Quer só encerrar a discussão e acabar com o clima ruim. Frequentemente coloca até um "mas" depois do "desculpa" para deixar isso bem claro. "Desculpa, eu não devia ter gritado com você. Mas é que eu ando sob muita pressão no trabalho." "Desculpa, eu devia ter te explicado o que estava acontecendo. Mas às vezes é difícil conversar com você." Quem pede desculpas não precisa de um "mas". Quem pede desculpas sabe que tudo o que vem depois do "mas" é irrelevante comparado ao que vem antes dele.

Pedimos desculpas porque pisamos na bola e sabemos disso, e sabemos que circunstâncias atenuantes não mudam o fato de que estamos errados. Sempre haverá circunstâncias atenuantes; elas podem ser mencionadas em outro momento, se forem relevantes, mas não junto com o pedido de desculpas.

Pedimos desculpas porque o outro tem direito a esse reconhecimento de que não é sem motivo que ele está magoado, ou com raiva, ou ambos. Não é drama, não é frescura, não é mimimi. Por mais que o outro já saiba disso, ele tem o direito de ouvir isso de quem foi a causa da sua mágoa ou raiva.

Pedimos desculpas porque é a forma de o outro saber que seja o que for que aconteceu de ruim não vai se repetir, ou que vamos pelo menos tentar. Porque quem acredita que errou vai se esforçar de verdade para não repetir o erro, sem achar que está fazendo um favor ao outro ao ser tolerante com suas "manias".

Pedimos desculpas porque assuntos mal resolvidos podem, a médio e longo prazo, minar uma relação. Ou não: é um risco que se corre. E em se tratando de certas pessoas não queremos correr riscos.

© Salman2 | Dreamstime.com - Delicate White Lily Flower Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário