quarta-feira, 1 de março de 2017

Meu Cartão Chave de Segurança

Como qualquer pessoa que tem um endereço de e-mail há mais de uma semana, eu recebo muito spam. E como spam é uma coisa que não serve pra nada e ainda consome a minha franquia de Internet, eu acho justo que sirva pelo menos pra eu poder compartilhar os piores exemplos aqui no blog e rir da cara deles.

Então, vejamos este e-mail que eu recebi do "Banco do Bradesco" (sic) a respeito do meu "cartão chave de sergurança" (sic)

"Não era melhor usar o corretor ortográfico antes de enviar?" "Eu sou pago pra escrever, não pra usar o corretor ortográfico."

Prezado(a) responsável por redigir e-mails de spam,

Seu e-mail perde credibilidade quando ele vem cheio de erros e inconsistências. Vamos analisá-lo, sim?

Credibilidade = 10

Não se separa com vírgula o sujeito do verbo. O certo é "o motivo pelo qual estamos entrando em contato é", sem vírgula. Credibilidade = 9

Pode ser "estamos entrando em contato para informar" ou "o motivo de estarmos entrando em contato é para informar", mas nunca "o motivo de estarmos entrando em contato é para informar". Credibilidade = 8

SeRgurança não existe. Credibilidade = 7

Parênteses rápido pra dizer que também está escrito "sergurança" no assunto do e-mail, e este foi o motivo de ele ter chamado a minha atenção e ter sido selecionado para aparecer no blog hoje. Parabéns aos envolvidos. Fecha parênteses.

É não só permitido como também altamente recomendado utilizar ponto dentro de um parágrafo e não só no fim dele. Toda vez que terminar uma frase ("seu cartão chave de sergurança (sic) Bradesco encontra-se expirado"), você pode e deve colocar um ponto final antes de começar a frase seguinte ("Pedimos que você acesse nosso portal e ative-o."). Aproveite, é de graça! Credibilidade = 6

Se bem que, se o cartão está expirado, é meio tarde para ativá-lo, né? Reativar talvez, mas ativar uma coisa que expirou... Sei não. Credibilidade = 5

No parágrafo seguinte, "Caso a reativação da sua conta não seja realizada..." Peraí, como assim, reativar a conta? O cartão chave de segurança expirou e a conta toda foi desativada? Credibilidade = 4

De qualquer modo, o fato é que, se a conta não for reativada. "será cobrado um valor de R$ 85,70 referente ao envio de um novo cartão de sergurança". Novamente essa tal de seRgurança. Não posso optar por um cartão de segurança no lugar do outro que expirou? Credibilidade = 3

Além disso, de que adianta mandar um cartão novo para a conta desativada? Credibilidade = 2

Mesmo com a ordem do sujeito e do predicado invertida, ainda é preciso manter a concordância verbal. O verbo ocorrer tem que concordar com o sujeito "complicações com sua conta". Ou seja, o certo é "para que não ocorram complicações" e não "para que não ocorra complicações". Impessoal é o verbo haver ("para que não haja complicações"). Credibilidade = 1

Fora o fato de que, se a conta está desativada, já está meio tarde pra tentar evitar complicações. Credibilidade = 0

O e-mail está assinado pela "Linha de Segurança Banco do Bradesco". Engraçado que dessa vez escreveram "segurança" corretamente. Mas Banco do Bradesco só pode ser um banco que pertence ao Bradesco. Credibilidade = -1

Banco do Bradesco
Image courtesy of Suat Eman @ FreeDigitalPhotos.Net

E eu mencionei que não tenho conta no Bradesco? Credibilidade = -1.000

Nenhum comentário:

Postar um comentário