segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Zabelê, Zumbi, Besouro

Em homenagem às minhas iminentes férias, das quais eu pretendo passar pelo menos metade isolada do resto da humanidade e em contato com a natureza, vou escrever hoje um breve comentário sobre os dois primeiros versos da música “Linda Juventude”, que são alvo frequente de gozação não de todo merecida.

Dá play e vai tocando a música enquanto eu explico.


Zabelê, zumbi, besouro.
A palavra zumbi aqui não se refere a um morto-vivo, mas ao modo imperativo afirmativo do verbo zumbir. “Zumbi, besouro.” é como “Cantai, passarinho.” Nada de errado aí.

Já zabelê, ao contrário do que alguns pensam, não é uma palavra inventada, e sim o nome de uma ave nativa do Nordeste brasileiro. Também é o nome de uma cidade da Paraíba, mas eu acho que a ave combina mais com o resto da música, então deixa a ave mesmo. E, apesar de o zabelê não acrescentar nenhuma informação à frase “zumbi, besouro”, acredito que ele esteja aqui apenas pela aliteração, figura de linguagem (para quem não se lembra das aulas de português do ensino fundamental) caracterizada pela repetição de sons consonantais.

"Muito prazer, eu sou um zabelê."
Image courtesy of Manuel Anastácio @ Wikimedia Commons

Vespa fabricando mel.
Revelação bombástica aqui: vespa fabrica mel, sim. É um mel mais escuro e mais amargo do que o fabricado pelas abelhas e que, por isso, normalmente não é consumido pelos seres humanos, mas é comestível e não deixa de ser mel.

Moral da história: a música não é, na minha humilde opinião, nenhuma maravilha, mas tem muita música pior e indefensável por aí praticamente implorando para ser zoada. E era só isso que eu queria dizer: obrigada pela atenção de todos.

14 comentários:

  1. Eu amo essa musica! Minha juventude foi assim, no convívio com a natureza!

    ResponderExcluir
  2. Olá,Também tenho a minha humilde opinião.
    Zabelê seria referente a nativo do Brasil, brasilidade.
    Vespa fabricando o mel, compositor fazendo música.
    Zumbi (jóia marron...raça como nossa cor) nós (movimento Clube da Esquina) e Milton Nascimento...
    Besouro, referência a influência dos Beatles ao Clube da Esquina (por isso o Zabelê no início, pela sonoridade e contraponto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário, é o que mais confere com minha interpretação.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Explicação mediana, mas alguém afirmar que música dos tempos do Clube da Esquina não é uma maravilha e ainda tecer comparações com as produções comerciais atuais nos remete a alguém que tem gosto duvidoso, péssimo para ouvir e analisar a obra do 14 BIS e de qualquer Mineiro dos anos 60, 70 e 80.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da analise, a do Roberto deu boa complementação.
    Vale lembrar q Zabelê, segunda a Wikiaves, também como besouro.
    Talvez n tenha nenhuma relação a cadeia cruzada (passaro / inseto ou banda extrangeira, Personagem historico/artistas criando), pode ser talvez só os caras "brizando" nas palavras e gostaram da sonoridade

    ResponderExcluir
  6. Afinal de contas qual interpretação é a correta?
    Podemos dizer que a mistura do comentário do Roberto com o texto?
    Porque me fez sentido as duas a do nerd of Theo mountain também quando ele fala da possibilidade da briza de pensament...

    ResponderExcluir
  7. Eu venho buscando o significado dessa música já tem um bom tempo se alguém puder me exclarecer ficarei muito grata 🙏🏼

    ResponderExcluir
  8. Na minha humilde opinião, são personagens da História brasileira: Zabelê, líder indígena; Zumbi, líder de Angola Janga e Besouro, capoerista famoso do Recôncavo baiano, no início do século XX.

    ResponderExcluir
  9. Diria Rubem Alves que a esquerda é contra o prazer e o ato de interpretar uma poesia é um erro: que o artista quis dizer exatamente aquilo que ele disse, e essa coisa de ler as entrelinhas é uma forma de estragar a obra artística.
    Essa música é nada menos que aquilo que se pode dizer (oxímoro)
    Tudo aquilo que pode de proporcionar lembranças sadias e inesquecíveis não tem explicação.

    ResponderExcluir
  10. Que post mais sem noção e nada haver... Essa é a sua interpretação, e não reflete em nada o que o Flávio Venturini exprime na música... A música é uma poesia, e poesia não se contexta com interpretações e comentários nenhum, simplesmente se houve ou lê e ponto final.

    ResponderExcluir