sábado, 31 de maio de 2014

Síndrome de Deficiência de Drama

Hoje eu quero falar de um problema grave que aflige um grande número de pessoas, mas do qual, infelizmente, muita gente ainda não está a par. Esse problema, pessoal, é a Síndrome de Deficiência de Drama. Falta drama na vida de algumas pessoas. E a falta de drama é um problema muito sério porque, quando falta drama na vida da pessoa, ela tende a tentar suprir essa falta criando drama onde ele não existe, na própria vida e na vida alheia. Por que na vida alheia? Ora, porque o drama é mais intenso quanto maior é o número de pessoas envolvidas! Se um ou mais dos outros envolvidos também estiverem sofrendo de Síndrome de Deficiência de Drama, então, a intensidade do drama criado aumenta exponencialmente. Há casos registrados de dramas que fugiram ao controle e por pouco não provocaram tragédias. Em dezembro de 1999, uma piada de gosto duvidoso feita na festa de fim de ano de uma empresa em Porto Alegre causou um drama intenso o suficiente para gerar uma sobrecarga de energia que explodiu um transformador, deixando o quarteirão inteiro sem luz. E em março de 2012, em uma reunião de condomínio no Rio de Janeiro, uma discussão sobre o horário de uso do playground gerou um drama tal que três condôminos precisaram ser hospitalizados às pressas, ficando internados por uma semana só à base de comida insossa e transmissões da TV Senado sueca com som original e sem legenda, até sua taxa de drama retornar a um nível seguro. É, gente, falta de drama é um problema muito sério e como tal deve ser tratado.

Sabe aquele vizinho que interfona para o seu apartamento pra reclamar se você deixa cair um lápis no chão depois das dez da noite? Síndrome de Deficiência de Drama. Aquela colega de trabalho que vai chorar no banheiro se você pede para ela falar um pouco mais baixo enquanto você está com um cliente no telefone? Síndrome de Deficiência de Drama. Aquele amigo que passa uma semana sem falar com você se você marca um gol contra o time dele no futebol de sábado? Não é falta de espírito esportivo, é só Síndrome de Deficiência de Drama.

A Síndrome de Deficiência de Drama pode ser causada por vários motivos (ou, mais frequentemente, uma combinação deles):
  • personalidade insossa
  • amigos desinteressantes
  • falta de imaginação
  • falta de uma pia cheia de louça pra lavar
"E se a gente fosse ao cinema?" "Tenho uma ideia melhor: vamos entrar no Facebook, ver quais amigas dos nossos namorados estão solteiras e acusá-las de estarem dando mole para eles!"
(lusi @ freeimages)
A cura, infelizmente, pode ser complicada: quem sofre de Síndrome de Deficiência de Drama geralmente não tem consciência disso e tende a reagir bastante mal se alguém tenta apontar o problema, aproveitando, inclusive, a oportunidade para criar ainda mais drama.

A boa notícia é que existem soluções paliativas que podem manter a Síndrome de Deficiência de Drama sob controle, tornando a vida de todos bem mais sossegada. Assim, se você conhece alguém que sofre de Síndrome de Deficiência de Drama, faça sua parte e sugira uma ou mais dessas atividades que proporcionam ao paciente a sua dose diária de drama sem aumentar desnecessariamente o nível de drama do vizinho:
  • assistir novela
  • fundar um fã-clube para o famoso da vez
  • assistir ao BBB
  • participar do BBB
  • jogar The Sims
  • escutar bolero
As possibilidades são muitas: use a imaginação. O mais importante é manter o nível de drama do paciente em níveis aceitáveis, evitando assim que ele tente aumentar o seu nível de drama por conta própria, enchendo a paciência de todo mundo colocando a sua saúde e a dos demais em risco.

Este blog e você: trabalhando juntos por um mundo melhor.