Hoje foi dia de atrasar um pouco a minha chegada em Santa Rosa de Calamuchita: acho que ainda vou passar mais uns dias na Rodovia Castelo Branco... Assim, aviso aos navegantes (e aos caminhantes): esta receita não chega a ser uma receita engordante, mas também não é exatamente uma receita light.
A quantidade que eu fiz deu para três pessoas almoçarem bem. A parte da batata é super óbvia e quem já tem experiência de cozinha pode pular essa explicação, mas eu sei bem o que é não entender nada de cozinha e explico tudo nos mínimos detalhes em benefício de quem nunca pegou numa panela na vida.
Ingredientes:
- 5 bifes
- 3 batatas
- meia cebola
- 1 tomate
- meio pote (350g) de palmito
- 100g de creme de leite
- 1 colher (sobremesa) de molho inglês
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite a gosto
Obs. Como sempre, dou os valores de referência do "a gosto" mais adiante.
Preparo:
- Coloque para ferver em uma panela água suficiente para cobrir as batatas depois de picadas em pedaços.
- Enquanto a água esquenta, descasque as batatas.
- Pique as batatas em pedaços pequenos.
Batata picada em pedaços pequenos |
- Quando a água estiver fervendo, coloque as batatas e duas colheres (sobremesa) de sal.
- Misture, tampe a panela e deixe a batata cozinhando por uns 20 minutos em fogo baixo.
- Depois dos primeiros 10 minutos, prove um pedaço de batata e veja como está de sal. Se achar que precisa, bote um pouco mais de sal e vá provando até ficar ao seu gosto. Não esqueça de anotar quanto usou para quando for repetir a receita!
- Enquanto a batata cozinha, aproveite para temperar os bifes: eu usei, para cada bife, meia colher (café) de sal e um tiquinho de pimenta. Infelizmente, no caso da carne, não dá pra ir provando e colocando mais sal: só resta aprender com a experiência e tentar com mais (ou menos) tempero da próxima vez.
Um tiquinho de pimenta (medido na colher de chá). |
- Depois que a batata estiver pronta, escorra a água, acrescente um fio de azeite, misture e está pronta para servir.
- Acabe de temperar os bifes (se ainda não tiver acabado) e deixe de lado enquanto prepara os ingredientes do molho.
- Se você for como eu, rale a cebola em um ralador super fino, praticamente pulverizando a danada. Se for menos enjoado que eu, pode só picar ou mesmo cortar a cebola em rodelas (eca!, mas gosto não se discute...).
- Pique o tomate em pedaços pequenos (que nem a batata) e tire as sementes.
- Pique o palmito em rodelas.
- Coloque um pouco de óleo na frigideira para fritar os bifes. Para os inexperientes, é só o suficiente para cobrir todo o fundo da frigideira, lembrando que o óleo não se espalha sozinho, tem que mexer a frigideira para ele se espalhar por todo o o fundo: se você for só colocando óleo na frigideira até ele cobrir todo o fundo, vai ter óleo pra caramba!
- Frite os bifes em fogo alto e vá colocando no recipiente em que eles vão ser servidos. O tempo depende da sua preferência de ponto da carne, mas, mesmo para mim que gosto de carne bem passada, é bem rápido. Na dúvida, tire um bife da frigideira, faça um corte no meio e veja se o ponto está bom: se estiver muito mal passado pro seu gosto, é só colocar de volta na frigideira e passar mais um pouco.
- Aproveite também para provar um pedaço de um dos bifes prontos e ver como ficou de tempero, para poder compensar no molho, se for preciso.
- Depois de passar todos os bifes, coloque a cebola e o tomate na mesma frigideira, junto com o caldo que restou da carne.
- Misture até o tomate começar a amolecer e soltar da casca.
- Acrescente o creme de leite, o palmito, o molho inglês e meia colher (sobremesa) de sal.
- Mexa, prove e vá acrescentando mais sal ou creme de leite se achar que precisa até ficar ao seu gosto. Novamente, não esqueça de anotar quanto usou!
- Derrame o molho sobre os bifes e sirva junto com as batatas e, se quiser, arroz branco.