quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quem Está Certo Não Pode Estar Errado

certo 
cer.to
adj (lat certu) 1 Verdadeiro. 2 Que não tem erro.

Eu fico passada quando vejo alguém criticar outra pessoa dizendo que essa pessoa é "muito certinha". Como assim? Como é que alguém pode ser mais certo do que deveria, chegando ao ponto de isso ser um defeito e não uma qualidade, se "certo" significa justamente "do jeito que deve ser"?

Imagine a cena: você vai ao médico para um exame de rotina e ele diz que você está saudável demais. Recomenda que ganhe uns dez quilos, dê um jeito de aumentar o colesterol, se exponha ao vírus do sarampo, qualquer coisa pra deixar de ser assim tão saudavelzinho. Afinal, é importante ser saudável, mas sem exageros, né?

Quem é que vai ao mecânico pra reclamar que o carro está funcionando bem demais? Fica revoltado porque o seu time ainda não perdeu nenhum jogo nesta temporada? Devolve o prato no restaurante porque a comida está gostosa demais?

"Você tem certeza de que vai ficar melhor com esse tanto de sal?"
(TobyD @ morgueFile

Ninguém faz isso, né? (se faz, para de ler o o blog agora e vai fazer terapia: depois que você tiver alta a gente conversa) Então por que a algumas pessoas incomoda tanto alguém ser correto?

Em tese, todos estamos tentando ser o mais corretos possível; nesse caso, quando alguém é mais correto que a gente, isso é uma ótima notícia! Quer dizer que pode ser difícil, mas dá pra fazer! Né? Bom... depende. Depende se estamos mesmo tentando ser o mais corretos possível ou apenas corretos o suficiente pra não ficar feio. Aí, complica, né? Quem é essa pessoa pra se atrever a ficar melhor na fita do que eu? Eu estava muito bem aqui na média, e aí chega esse ponto fora da curva e faz a média subir.

"Só me faltava essa! Quer dizer que agora, além de escovar os dentes, a gente ainda vai ter que tomar banho todo dia?"
(Stuart Miles @ FreeDigitalPhotos.net)

Fica complicado dizer que não tem nada de mais porque "todo mundo faz" quando, bem ao nosso lado, tem uma pessoa que... não faz. E é ainda pior quando se trata de uma pessoa saudável, equilibrada e de bem com a vida! Que praga, essa gente!

"Daí nós tivemos que comprar cadeiras azuis, mesmo, porque todas as vermelhas acabaram: não tem mais nenhuma pra vender, em lugar nenhum da..."
(jnphoto @ FreeImages)

Claro, eu sei que, quando alguém usa essa expressão "certinho", com ênfase no "inho", o que está, na verdade, querendo dizer é que o outro é enjoado, cheio de manias, metido a ser melhor que todo mundo, obcecado com convenções e detalhes bobos aos quais ninguém dá importância. Só que ao usar, ao invés de tantos termos pejorativos, justamente a palavra que quer dizer o oposto disso, a pessoa se entrega, deixando claro que ela sabe muito bem que o problema não é o outro, o "certinho". Sabe, mas não quer admitir. Porque admitir que o certinho está certo seria... Bom, na verdade seria bem mais fácil do que o raciocínio tortuoso que algumas pessoas usam para provar que o certo é não ser tão certinho.

"Isso não é uma cadeira vermelha, não, senhor: é uma cadeira azul com defeito."
(jnphoto @ FreeImages)

Ninguém tem a obrigação de adotar os valores do outro nem de tentar ser igual a ele. Mas botar defeito no outro só pra não dar o braço a torcer é muito, muito feio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário