Há pouco mais de dois anos atrás eu compartilhei aqui no blog a empolgante história dos apuros financeiros de uma certa Eliane Maria, que eu estava acompanhando através de uma série de e-mails de cobrança que estavam chegando "por engano" na minha caixa de entrada. Depois da publicação do artigo, fiquei durante alguns dias monitorando os e-mails que chegavam na caixa de spam, aguardando ansiosa novos e-mails com o desenrolar dessa novela. Mas o tempo passou, não chegou mais nenhum e-mail para a Eliane Maria e eu acabei esquecendo do assunto, mas não sem antes criar um filtro para identificar e marcar todos os e-mails vindos daquele remetente com o label "eliane", evitando assim que eles fossem parar na caixa de spam, onde seriam apagados depois de 30 dias.
E foi assim que na semana passada estava eu pesquisando os meus e-mails procurando a fatura do cartão de crédito quando, para minha alegria, descobri um monte de novos e-mails para a Eliane Maria!
Para minha alegria, mas não para alegria da Eliane Maria, que, pelo visto, não aprendeu nada com a primeira experiência e já se endividou mais ainda, desta vez com a loja Renner.
"Uhu! Cartão de crédito novo! Estou rica, rica, RICA!" © Elnur | Dreamstime.com - Woman with shopping bags |
Tudo começou em fevereiro de 2015, quando a Eliane Maria estava recebendo (e, pelo visto, ignorando solenemente) e-mails referentes à sua dívida com o Banco Itaú. Eis que chega então outro e-mail que, embora não mencionando explicitamente uma dívida, informava, como quem não quer nada, o horário de atendimento da Central de Negociações Renner.
"Vou só deixar isto aqui..." © Nadianb | Dreamstime.com - Man handing business card |
Uma semana depois, imagino que sem ter recebido nenhuma resposta da Eliane Maria, mandaram o mesmo e-mail novamente, provavelmente na esperança de que o primeiro tivesse apenas sido apagado por engano.
"E se ela estiver simplesmente ignorando os nossos e-mails?... Não, não pode ser: aí já seria insensibilidade demais." © Xalanx | Dreamstime.com - Pensive businessman with hand on chin |
A Eliane Maria não respondeu este segundo e-mail também, mas desta vez ela teve seus motivos: no mesmo dia chegou outro e-mail, desta vez da mesma empresa que já vinha fazendo a cobrança da dívida com o Itaú, agora com valor atualizado de R$ 2.758,73. Mas veja bem, o desconto também aumentou: ao invés dos 76% de desconto oferecidos no início do mês, agora eles estavam oferecendo um desconto de 81% se a Eliane Maria pagasse a dívida dela até o dia 27! Gente, estou quase querendo parar de pagar o meu cartão do Itaú também só pra ver se eles vão me oferecer um desconto bom desses também. Não é à toa que o assunto do e-mail era "COMUNICADO URGENTE - Última Oportunidade": até para a generosidade de um banco existe um limite.
Ou será que não? Esta história está tão emocionante que merece um "cenas do próximo capítulo" antes do próximo artigo. Aperta o play antes de continuar lendo.
Ou será que não? Esta história está tão emocionante que merece um "cenas do próximo capítulo" antes do próximo artigo. Aperta o play antes de continuar lendo.
Locutor: "No próximo episódio de 'As Aventuras de Eliane Maria'..."
"Eu vou mandar só mais um e-mail e depois chega! Desisto dessa mulher..." Image courtesy of nuttakit at @ FreeDigitalPhotos.net |
"Ah, se eu pego o infeliz que autorizou esses descontos!..." © Dolgachov | Dreamstime.com - Stressed Woman With Computer Photo |
"Que mané pagar! Eu quero é compraaaaaaaar!" © Elnur | Dreamstime.com - Woman with shopping bags |