segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Zabelê, Zumbi, Besouro

Em homenagem às minhas iminentes férias, das quais eu pretendo passar pelo menos metade isolada do resto da humanidade e em contato com a natureza, vou escrever hoje um breve comentário sobre os dois primeiros versos da música “Linda Juventude”, que são alvo frequente de gozação não de todo merecida.

Dá play e vai tocando a música enquanto eu explico.


Zabelê, zumbi, besouro.
A palavra zumbi aqui não se refere a um morto-vivo, mas ao modo imperativo afirmativo do verbo zumbir. “Zumbi, besouro.” é como “Cantai, passarinho.” Nada de errado aí.

Já zabelê, ao contrário do que alguns pensam, não é uma palavra inventada, e sim o nome de uma ave nativa do Nordeste brasileiro. Também é o nome de uma cidade da Paraíba, mas eu acho que a ave combina mais com o resto da música, então deixa a ave mesmo. E, apesar de o zabelê não acrescentar nenhuma informação à frase “zumbi, besouro”, acredito que ele esteja aqui apenas pela aliteração, figura de linguagem (para quem não se lembra das aulas de português do ensino fundamental) caracterizada pela repetição de sons consonantais.

"Muito prazer, eu sou um zabelê."
Image courtesy of Manuel Anastácio @ Wikimedia Commons

Vespa fabricando mel.
Revelação bombástica aqui: vespa fabrica mel, sim. É um mel mais escuro e mais amargo do que o fabricado pelas abelhas e que, por isso, normalmente não é consumido pelos seres humanos, mas é comestível e não deixa de ser mel.

Moral da história: a música não é, na minha humilde opinião, nenhuma maravilha, mas tem muita música pior e indefensável por aí praticamente implorando para ser zoada. E era só isso que eu queria dizer: obrigada pela atenção de todos.

domingo, 2 de outubro de 2016

She's Not That Into You, Microsoft

Como eu já comentei antes aqui no blog, no ano passado eu fiz o upgrade do Windows 8 para o Windows 10 no meu computador. Esse ano, depois de muita relutância devido a vários problemas que eu tive com o Windows 10 (a impressora sem fio, por exemplo, nunca mais foi a mesma), finalmente fiz o upgrade do sistema operacional no notebook também. Como o notebook é mais antigo e mesmo antes do upgrade já era bem menos veloz do que o seu irmão mais novo e mais robusto, estou no meio de um processo de desinstalar aplicativos antigos e pouco usados e rever configurações para melhorar o seu desempenho sob a nova gestão.

Um dos passos desse processo foi a desinstalação do OneDrive, o serviço de armazenamento em nuvem que a Microsoft quer porque quer me convencer a usar, usando a sua tradicional técnica de instalar o aplicativo e habilitar o serviço durante a instalação do Windows e dificultar ao máximo a sua desinstalação.

Microsoft, senta aqui e deixa eu te explicar uma coisa. Eu uso Windows desde sempre. Comprei minha primeira licença de Windows 98 literalmente no século passado e venho pagando por todos os upgrades desde então. Mas termina aí o nosso envolvimento: eu uso o LibreOffice, acesso meus e-mails no Google via webmail, meus arquivos pessoais estão no Google Drive e os de trabalho, no DropBox. Essa relação seria muito mais tranquila se você apenas aceitasse o fato de que ela não vai ficar mais séria do que isso, e mexer nas configurações do meu computador à minha revelia não está ajudando em nada no sentido de me fazer mudar de ideia.

Enfim, voltando ao assunto da desinstalação do OneDrive. Com a ajuda do pessoal do TechMundo (link do artigo completo no fim deste), descobri como removê-lo do meu computador. E estou registrando aqui no blog, como já fiz com outras dicas sobre tecnologia, porque este blog funciona, entre outras coisas, como uma forma de eu armazenar para rápido acesso informação que está espalhada pela web e da qual eu posso precisar de novo algum dia. E também para compartilhar com os outros. Mas principalmente pra mim.

Passo 1. No prompt de comando (acessável pressionando as teclas Windows + R), execute o seguinte comando:

taskkill /f /im OneDrive.exet

Assim, qualquer processo do OneDrive que esteja sendo executado no momento será interrompido para você poder fazer a desinstalação em paz.

Passo 2. Ainda no prompt de comando, execute um desses dois comandos:

%SystemRoot%\System32\OneDriveSetup.exe /uninstall (se a sua versão do Windows for 32 bits)

%SystemRoot%\SysWOW64\OneDriveSetup.exe /uninstall (se for a versão 64 bits)

Se você não tiver certeza de qual é a sua versão, não faz mal: tente qualquer uma e, se não for a correta, o Windows vai exibir uma mensagem dizendo que a pasta não foi encontrada. Por eliminação, agora você sabe que é a outra.

A remoção do OneDrive não demora nem um minuto e, quando for concluída, não é exibida nenhuma mensagem, provavelmente porque o Windows 10 ficou magoado e não quer falar com você agora. Não se preocupe, ele supera.