sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Mignonette ao Limão do La Mole

Eu gosto de cozinhar. Sou capaz de chegar em casa às 9 horas da noite e ir para a cozinha fazer jantar só pra mim, feliz da vida. Gosto demais da liberdade que preparar minha própria comida me dá, de decidir se esse prato leva muita ou pouca pimenta, se é com ou sem cebola, se a carne é bem ou mal passada.

Agora, não cozinho sem receita: até receita de arroz branco eu tenho. Posso até inventar um pouco em cima de uma receita, mas preciso dela. Não gosto nem de coisas como "pimenta a gosto", "sal o quanto baste". Eu sei lá quanto basta? Hoje já tenho um pouquinho de noção dessas quantidades mirabolantes, mas, ainda assim, quando experimento uma receita nova e funciona, anoto as quantidades que usei para referência futura.

Nesses tempos conectados e globalizados, o Google é uma fonte praticamente inesgotável de receitas, algumas maravilhosas, outras nem tanto. Na semana passada, sem querer, aprendi a fazer aquele mignonette ao limão que o La Mole serve. Tudo começou quando eu procurava uma receita que levasse carne, limão e maionese. Pois é, é assim que eu faço as minhas pesquisas: procuro por "receita" e alguns ingredientes que o meu paladar esteja pedindo e vou olhando as receitas até encontrar alguma que me agrade.

Neste caso, tudo começou com a receita de "Assado Rápido" no site da Cooperativa Ouro do Sul. Fica o link para quem quiser ver a receita original. A minha receita é a seguinte:

Ingredientes:
  • 300g de filé picado em cubos (eu compro aquelas bandejinhas de carne para estrogonofe)
  • 1 colher de maionese (eu uso maionese de leite, que tem menos colesterol e menos calorias)
  • suco de meio limão
  • 1 colher (de café) de sal
  • meia colher (de café) de pimenta do reino
Preparo:
  1. Temperar a carne com o sal e a pimenta.
  2. Misturar com o limão e a maionese.
  3. Colocar tudo em uma assadeira e levar ao forno em fogo médio por 20 minutos.

E pronto!

O La Mole serve com linguini e eu acho que o deles não leva pimenta, mas eu achei que o meu ficou ainda melhor com a pimenta. Servi com arroz branco e palmito na manteiga e ficou tudo de bom.