quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Código de Seu Contato É... Null!

Depois de esperar em vão pela resposta prometida para dois dias sobre o meu pedido de suporte 16041314 para o Mercado Livre, desisti de esperar que eles consertem o problema da "senha muito semelhante ao seu nome" e resolvi tentar outra abordagem: cancelar meu cadastro e criar um novo.

Ainda tentei uma última vez trocar a senha, para ter certeza de que não tinham corrigido o defeito e esquecido de me avisar, mas, na opinião do Mercado Livre, "o1x2k3" se parece muito com o meu nome, então, nada feito.

Falei disso no post anterior, mas não posso deixar de repetir o quanto me impressiona que o Mercado Livre esteja basicamente ignorando esse bug. Torcendo pra que ele se resolva sozinho, talvez? O tráfego no meu blog aumentou horrores desde o primeiro post sobre esse assunto, em sua maioria graças a pessoas pesquisando no Google esse mesmo problema. Esse pequeno probleminha apenas IMPEDE QUE ALGUNS USUÁRIOS ACESSEM O SITE. Devia estar no topo da lista de problemas a resolver, e ainda assim, parece não estar recebendo muita atenção, já que o Mercado Livre não se manifestou mais depois daquele e-mail de 18 de fevereiro em que me informaram que estavam analisando o meu cadastro e pediram que eu aguardasse o retorno deles.

Enfim, voltando ao assunto: depois de tentar mais uma vez, sem sucesso, alterar a senha, parti para a solução mais drástica de solicitar a exclusão do meu cadastro. Voltei para aquele link de Contato, selecionei "Meu Cadastro", "Tive um problema com a movimentação de meu cadastro" e "Cancelar meu cadastro".


Pelo menos a mensagem do "Você sabia?" dessa vez fez sentido, ao contrário do que aconteceu da última vez. Então, vamos lá: cliquei no botão "Enviar e-mail" e...

Passo 4: Contate-nos


Caramba, eu não quero contatar ninguém! Quer dizer, queria, mas vocês me mandaram aquele e-mail de resposta automática e se esqueceram de mim. Enfim, pra não dizer que não sou educadinha (não sou, mas o Mercado Livre não precisa saber disso), contei toda a história de novo no campo "Mensagem".

Quero cancelar meu cadastro porque não me lembro da minha senha do Mercado Livre e não consigo recuperá-la pelo site.
Uso o link de recuperação de senha, sigo as instruções do e-mail, mas, não importa qual senha nova eu informe, sempre aparece a mensagem "É muito semelhante ao seu nome." Meu nome é Raquel Peres da Silva, e já tentei colocar as senhas cdefgab, cdefgaB7, x9k7b4h8, x9k--4h8 e o1x2k3. A mensagem sempre é "É muito semelhante ao seu nome." Assim, solicito o cancelamento do meu cadastro para que eu possa me cadastrar novamente no Mercado Livre.
Em tempo: este problema não deve estar acontecendo só comigo, pois eu escrevi sobre isso no meu blog e depois disso o tráfego aumentou graças a pessoas pesquisando no Google as expressões "Mercado livre" e "muito semelhante ao seu nome".

Cliquei no botão "Enviar" e recebi uma mensagem de confirmação dizendo que o código do meu contato é... null. Muito bem, Mercado Livre! A cada tentativa de contato eu fico mais impressionada. Caso de teste, meus queridos: é por isso que nós fazemos casos de teste, para garantir que todos os cenários sejam testados, não só a primeira opção de cada item.

Mas mesmo assim eles prometem responder nos próximos dois dias. Me aguardem: agora é uma questão de honra.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mercado Livre - Contato 16041314

Vou postar rapidinho só pra fazer três comentários sobre o meu pedido de suporte para o Mercado Livre, referente à odisseia de recuperação de senha que começou no post "Aventuras de Uma Senha Perdida".

Em primeiro lugar, a resposta que deveria levar só dois dias contando a partir de sexta-feira passada já começou errada porque levou três dias, já que só na segunda-feira à tarde recebi um e-mail do Mercado Livre.

Em segundo lugar, o e-mail que me enviaram foi menos uma resposta e mais um "não desligue: sua ligação é muito importante para nós".


Sério? Precisava de três dias pra me dizer que estão analisando o meu cadastro?

Enfim, em terceiro lugar, eu estou descobrindo que esse problema não acontece só comigo, pois o tráfego no meu site aumentou desde o post "Aventuras de Uma Senha Perdida", e a origem das visitas, vejam só, é o Google, com pesquisas sobre o Mercado Livre e a mensagem de senha muito semelhante ao nome. Daí eu me pergunto: há quanto tempo será que isso vem acontecendo? Quando uma funcionalidade que é usada com relativa frequência e que, quando usada, significa que o usuário está sem acesso ao site, para de funcionar, seria de se imaginar que isso dispararia alarmes até na casa do dono da empresa.

Aparentemente, o Mercado Livre tem uma postura mais zen do que a minha. Conforme eu for tendo mais notícias, vou postando aqui.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Chuva

Viver não é apenas esperar a tempestade passar, é aprender como dançar na ch...

By StephenWright (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Pronto, agora dá pra parar de compartilhar a porcaria da mensagem no Facebook?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fale Conosco... Se Conseguir Nos Encontrar!

Depois de tentar inutilmente recuperar / reinicializar minha senha no site do Mercado Livre, como contei no post anterior, joguei a toalha e resolvi pedir ajuda pro suporte. O link "Contato" está bem à vista, no canto superior esquerdo não só da tela inicial, mas de todas as telas, então tudo parecia estar correndo bem.

Infelizmente, esse estado de espírito otimista só durou até eu clicar no link e descobrir que, ao invés de um formulário para entrar em contato com a equipe do Mercado Livre, o link me levou para a página da Ajuda.


Bom, já tinha notado, durante as tentativas malogradas de recuperar a senha, que o Mercado Livre tem essa tendência pra dizer uma coisa quando quer dizer outra... Como debaixo dos links da Ajuda tem um botão "Contato", cliquei nele pra ver se dessa vez conseguia uma forma de contato com algum ser humano. Desta vez, cheguei em uma tela com 3 passos, o terceiro sendo "Enviar e-mail". Me animei: estou chegando lá!


Passo 1: Com o que você teve um problema?

As opções são "Comprando", "Vendendo", "Meu Cadastro" e "Outros", portanto, escolhi "Meu Cadastro".

Passo 2: Vejamos... Do que se trata?

Que engraçadinho, a aplicação falando como se fosse uma pessoa de verdade... Só que não. Em alguns sites, isso é super bem feito e o usuário relaxa e chega ao fim do processo até de bom humor. Em outros, fica parecendo o Tio Sukita tentando dar uma de descolado.

Bom, as opções aqui são "Tive um problema com meus dados" e "Tive um problema com a movimentação do meu cadastro". Não sei o que é uma movimentação de cadastro, por isso tentei "Tive um problema com meus dados". Surgiu uma segunda combo e a primeira opção era "Quero recuperar minha senha". Beleza, pensei, estou quase lá. Selecionei essa opção e apareceu a seguinte mensagem: "Você sabia? Se você esqueceu sua senha, recuperá-lo para acessar sua conta." Se alguém entendeu essa mensagem, cartas pra redação, por favor.


Ah, mas não era só isso: tinha também um link "Ler mais"! Cliquei nele e apareceu esta incrível, profunda e transcendental mensagem: "Se você esqueceu a sua senha, recupere-a para acessar o seu cadastro." Jura??? E eu que achava que, esquecendo a senha, precisaria sacrificar dois cabritos, três pombas e uma virgem para acessar o meu cadastro. Ainda bem que o Mercado Livre me avisou que o que eu preciso fazer é recuperar a senha.


Fechei a janela com sua sábia mensagem e voltei para a tela principal para executar o...

Passo 3: Contate-nos

Agora sim, tudo ia dar certo! Cliquei no botão "Enviar e-mail" e... voltei para a tela de recuperação de senha! Mas, mas... eu já estive nessa tela! Eu quero fazer contato com o suporte justamente pra avisar que isso não funciona!


Não querendo acreditar que tinha estado andando em círculos, insisti: preenchi o campo do e-mail e cliquei no botão "Continuar". Desnecessário dizer que caí no mesmíssimo problema que relatei no post anterior...

Mas, tudo bem, tinham várias opções além de "Quero recuperar minha senha": basta eu escolher outra opção e, no campo da mensagem, explico o meu problema. Quando eles souberem que a recuperação de senha não está funcionando, vão colocar alguém do suporte em contato comigo, né?

A gente tem que ter esperança.

Voltei para o passo 1, selecionei "Meu Cadastro", "Tive um problema com meus dados" e "Mudança de dados pessoais". Cliquei no botão "Enviar e-mail" e, desta vez, fui para o passo 4.



Passo 4: Contate-nos

Engraçado, o passo 3 também se chama... Deixa pra lá. O importante é que agora vou conseguir explicar meu problema com minhas próprias palavras. Preenchi o campo "E-mail de cadastrado" e cliquei obedientemente no botão "Validar". Esperei, ansiosa, até que apareceu a mensagem "Encontrado" ao lado do campo, e então digitei minha mensagem:
Não consigo recuperar minha senha no Mercado Livre. Uso o link de recuperação de senha, sigo as instruções do e-mail, mas, não importa qual senha nova eu informe, sempre aparece a mensagem "É muito semelhante ao seu nome." Meu nome é Raquel Peres da Silva, e já tentei colocar as senhas cdefgab, cdefgaB7, x9k7b4h8 e x9k--4h8. A mensagem sempre é "É muito semelhante ao seu nome."
Cliquei no botão "Enviar" e recebi uma mensagem de confirmação dizendo que o código do meu contato é 16041314 e que receberei uma resposta nos próximos dois dias.


Agora é esperar.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Aventuras de Uma Senha Perdida

Uma das coisas que eu resolvi fazer este ano é começar a me desfazer dos meus livros. Tenho livro demais! Demais mesmo, tipo, não tenho mais onde guardar. E, convenhamos, qual é o sentido de guardar um livro que você não vai reler? É bem melhor passá-los adiante e dar oportunidade para que outras pessoas o leiam também. Assim, como não pretendo parar de comprar livros e não querendo ter que desocupar meu quarto para dar lugar à minha biblioteca, resolvi vender uma boa parte dos meus livros e guardar somente aqueles que de vez em quando releio ou consulto. Abro espaço para os livros novos que não param de chegar e ainda ganho algum dinheiro. Melhor dos mundos, certo?

Não exatamente.

Minha primeira parada foi a Estante Virtual: já vendi alguns livros lá no passado, mas não tive disciplina para continuar cadastrando meus livros e acabei parando. Cheguei lá, recuperei minha senha, me loguei e... decepção. Fiquei tanto tempo ausente que perdi o meu perfil "Leitor vendedor", e o cadastro de novos leitores vendedores está temporariamente suspenso enquanto eles reformulam os planos.

Parti então para o plano B: MercadoLivre. Decepção ao cubo: que site ruim de usar, meu Deus! Que dificuldade para encontrar informações objetivas sobre os termos de serviço! Dão voltas e mais voltas e não explicam nada. Mesmo assim, tentei me logar para ver se como usuária cadastrada tinha acesso a mais informações, e foi aí que a coisa começou a ficar, bom... não sei se "interessante" é a palavra apropriada.

Eu me cadastrei no MercadoLivre há muitos e muitos e muitos anos atrás, e obviamente não me lembro mais da minha senha. Mas o meu usuário ainda existe no sistema, porque, se eu tento criar um usuário novo, o sistema reconhece o meu CPF e não deixa, me orientando a usar o usuário existente.

Tudo bem, vou clicar no link "Entrar" e certamente vou ter alguma opção de recuperação ou reinicialização de senha.


Beleza, aqui está ela: "Esqueci minha senha", vamos lá.


Tive que tentar com algumas contas de e-mail até lembrar qual tinha usado para me registrar no site, mas, tudo bem, no fim tudo deu certo e o e-mail chegou na mesma hora na minha caixa de entrada.


Apesar de o rótulo do botão ser "Recuperar senha", ao clicar nele foi aberta uma nova tela para eu criar uma senha nova. Tudo bem, não vamos nos prender à semântica neste momento, né? Criei uma senha nova e, como não funcionou mesmo, vou até dizer aqui qual foi: cdefgab. Senha fácil pra quem toca violão, já que são as cifras correspondentes às sete notas musicais. O problema é que, de acordo com o MercadoLivre, essa senha não serve porque é muito semelhante ao meu nome.


Uh.

Não, MercadoLivre. Desculpa, mas não é, não. Essa senha não tem nada a ver com o meu nome. Você sabe qual é o meu nome, porque você escreveu no e-mail que me mandou, lembra? "cdefgab" não parece com "Raquel". Não parece nem um pouco. Das sete letras que compõem a expressão "cdefgab", cinco nem aparecem no meu nome.

Nessa hora eu respirei fundo, pensei na minha experiência com desenvolvimento de software e concluí: a mensagem de erro está errada. Essa senha está desrespeitando alguma outra regra de validação e o programador fez a validação certa mas colocou a mensagem errada. Beleza, quais são as regras de validação de senha mais comuns? Quantidade de caracteres é uma delas: senhas normalmente têm que ter no mínimo 6 ou 8 caracteres. Minha senha tem 7, seria esse o problema? Outras regras comuns são que a senha deve conter: (a) tanto letras quanto números, (b) tanto letras maiúsculas quanto minúsculas e (c) pelo menos um caractere que não seja nem letra nem número.

Tentei então trocar a senha para cdefgaB7; assim, mataria várias regras de uma tacada só. Deixei de fora só a do caractere especial porque se, por um lado, há sistemas que exigem que a senha tenha pelo menos um caractere especial, por outro, há também sistemas que não aceitam caracteres especiais. Enfim, o fato é que não adiantou nada: o resultado foi a mesma mensagem de senha muito semelhante ao meu nome. Ai ai...

A essa altura do campeonato, já era uma questão não tanto de teimosia, mas de curiosidade científica. Não sei se quem não trabalha com TI consegue entender quão intrigante pode ser um sistema mal feito. Eu precisava ver exatamente quão ruim o negócio era.

Assim, antes de tentar colocar um caractere especial na senha, resolvi testar uma senha radicalmente diferente da primeira: x9k7b4h8. Meu nome não tem nenhuma dessas letras, nem meu sobrenome, nem meu e-mail. E ainda assim, a mesma mensagem: "É muito semelhante ao seu nome."

Já sem muita esperança, apelei para o caractere especial: tentei trocar minha senha para x9k--4h8. O fato de não ter funcionado não me aborreceu tanto quanto o fato de que a mensagem continuava sendo a mesma! Gente, em que universo "x9k--4h8" é semelhante a "Raquel Peres da Silva"?

Daí resolvi tentar uma coisa mais idiota: tentei trocar minha senha para raquelps, o mesmo nome do e-mail que eu usei para me cadastrar. Não funcionou, mas pelo menos a mensagem mudou! Pelo menos agora a mensagem estava certa ao afirmar que aquela senha era muito semelhante ao meu e-mail.


Resolvi então testar outro cenário. Digitei cdefgaB7 no campo "Nova senha" e cdefgaB8 no campo "Repetir a nova senha" pra ver o que acontecia. Essa ele acertou também, ao dizer que as duas senhas não coincidiam.


Tentando trocar a senha para A, descobri que a quantidade mínima de caracteres é 6, e não 8. Não me serviu de grande coisa essa informação, mas tudo bem.



Ao tentar trocar a senha para ------, recebi a mensagem muito útil de que não devia usar "caracteres correlacionados". Não creio que a pessoa que especificou essa mensagem saiba o que quer dizer correlacionado. Eu sei que "caracteres iguais" não soa tão chique quanto "caracteres correlacionados", mas chique mesmo é saber o significado das palavras antes de usar. Fica a dica.


E aí aconteceu uma coisa curiosa (tá, curiosa pra mim, que tenho uma mente esquisita): tentando trocar a senha para AEIOUAEIOU numa tentativa de entender o que essa pessoa entende por correlação, aparentemente deixei o sistema confuso, porque ele não trocou a senha, mas também não soube o que me responder (não trocou mesmo, eu testei).


Caramba, quebrei o sistema. Tentei de novo algumas das senhas anteriores, mas cadê que ele exibia as mensagens de erro? Ficou catatônico. E mais: me mandou outro e-mail igual ao primeiro, com o botão "Recuperar senha". É, MercadoLivre, analista de teste pra quê, né? Teste é uma coisa boba, dá pro estagiário fazer...

Enfim, cliquei no botão "Recuperar senha" do novo e-mail e lá fui eu de novo. A primeira coisa que fiz, claro, foi testar a senha AEIOUAEIOU. Para minha decepção, voltei à mensagem padrão de "muito semelhante ao seu nome". Bá. Cansei dessa brincadeira: no próximo post eu conto como foi a minha tentativa de entrar em contato com eles para reportar o problema e, se possível, conseguir uma senha nova. Spoiler alert: não deu certo.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Alfredo Buendía

Ontem parei na esquina da Buenos Aires com a Gonçalves Dias para apreciar o trabalho do músico  francês Alfredo Buendía e aproveitei para comprar o CD "Jazz Melodies", com diversas músicas cantadas e/ou tocadas (no trompete) por ele e por uma banda que, infelizmente, permanece anônima.

Sempre fico com um pouco de pé atrás em relação a instrumentos de sopro, mais ainda em se tratando de jazz, um estilo cujos trombetes e clarinetes tendem a ser estridentes demais para o meu gosto (não adianta jogar pedra, acho mesmo). Não entendo nada de jazz, por isso aceito a palavra do artista de que as músicas do CD "Jazz Melodies" são efetivamente jazz, mas admito que achei o trompete extremamente agradável em todas elas.

A voz e o trompete se alternam na melodia acompanhadas pelo piano e pela bateria para criar um CD bem gostoso de escutar. Na faixa 12 (Dream a Little Dream Of Me), entrou um outro instrumento que a princípio eu pensei que fosse de corda, mas depois fiquei na dúvida: alguma coisa da família do xilofone, talvez? Não sei, sou péssima pra identificar instrumentos: de qualquer modo, gosto muito dessa música, e o arranjo não me decepcionou. Já na faixa 15 (Beautiful Love), há um instrumento de corda com certeza, substituindo o piano; nesse, eu apostaria em violão, porque é um instrumento que conheço melhor.

O sotaque do artista é perceptível, mas sutil o suficiente para não prejudicar em nada a experiência. Teria sido interessante escutar alguma coisa em francês também: deve haver jazz em francês, não? Nova Orleans não é considerada a capital mundial do jazz?

Finalmente, ao escrever este post, uma surpresa agradável: ao visitar o site do artista, encontrei um texto sobre a figura do artista de rua que descreve exatamente o que eu penso desse trabalho, bem como postei aqui no blog há algum tempo atrás.

"Você está andando para o trabalho ou passeando na cidade, e de repente ouve uma melodia. Essa música abre um espaço na cidade, um espaço onde um artista vai transmitir sensações, sentimentos, energias que vão lhe tocar. Muitas vezes pessoas falam assim: « estava com meus problemas na cabeça e ouvi uma música linda. O mundo mudou em um segundo, e fiquei parado, esquecendo de tudo »."

Isso aí que o Alfredo Buendía disse.


Faixas preferidas:
4 - What's New
5 - Blue Moon
7 - What a Wonderful World
16 - Embraceable You